Barcelona Microeconometrics Summer School

Geral

Saiba mais sobre este programa no website da escola

Descrição do programa

Sobre

A Escola de Verão de Microeconometria Barcelona GSE especializada na aplicação de técnicas econométricas e é ministrada por especialistas na área.

A crescente disponibilidade de dados individuais a partir de pesquisas levou não apenas a um crescimento significativo no número de empregos acadêmicos de natureza empírica usando esse tipo de informação, mas também a um número maior de estudos encomendados por instituições públicas e privadas nas quais esse tipo de os dados são usados.

As características deste tipo de dados são tais que as técnicas estatísticas e econométricas apropriadas para o seu tratamento têm uma natureza específica, geralmente diferenciada das apropriadas para dados de séries temporais. A natureza qualitativa da maioria das informações, a representatividade das amostras utilizadas e os problemas de censura associados às variáveis ​​dependentes são, entre outros, alguns dos aspectos que distinguem essas técnicas do ponto de vista econométrico.

Além disso, a crescente importância deste tipo de informação também significou que um número significativo de pesquisas oficiais de diferentes países tem uma estrutura de dados em painel. Ou seja, um indivíduo (pessoa, casa, empresa) é observado por vários períodos de tempo. Este tipo de dados tem algumas vantagens econométricas e também requer o uso de técnicas específicas.

Por fim, está se tornando uma prática comum avaliar as políticas públicas comparando os resultados de um dado tratamento em um grupo de indivíduos com aqueles de outro grupo com características semelhantes que não tenham sido objeto do tratamento. Para fazer isso, as informações das pesquisas também são usadas, sendo esta uma estrutura específica para a aplicação de técnicas econométricas para dados individuais.

Lista de cursos para 2018

Quatro cursos serão oferecidos na Escola de Verão em Microeconomia:

Semana 1 (25 a 29 de junho de 2018)

  • Análise Linear de Dados do Painel
    Instrutor: Badi Baltagi
  • Econometria de dados de seção transversal
    Instrutor: Jaume Garcia-Villar

Semana 2 (2 a 6 de julho de 2018)

  • Métodos Quantitativos para Avaliação de Políticas Públicas
    Instrutor: Stephan Litschig
  • Modelos de dados de painel dinâmicos e não lineares
    Instrutor: Sergi Jiménez-Martín

Horário do curso

Cada curso no programa Microeconometria inclui 10 horas de tempo de aula e 5 horas de tempo prático.

O cronograma é projetado para permitir que os alunos participem de todos os cursos do programa Microeconometria.

Cursos também podem ser realizados individualmente ou em combinação com cursos em outros programas da Escola de Verão BGSE, com a permissão do cronograma.

* Para participar de sessões práticas, você deve trazer seu próprio computador portátil.

Laptop necessário para sessões práticas

Sessões práticas serão realizadas em uma sala de aula, não em um laboratório de informática. Os participantes devem trazer um laptop para acompanhar essas sessões. Cada participante que fizer um curso na Microeconometrics Summer School receberá uma licença pessoal gratuita da STATA vários dias antes do início da Escola de Verão. Os participantes devem instalar o software STATA em seus laptops para uso durante as sessões práticas.

Quem se beneficiará deste programa?

Dada a forte natureza metodológica e empírica da metodologia do curso, os candidatos a cursar esta Escola de Verão incluem:

  • Pesquisadores e profissionais de instituições públicas (economistas de ministérios da economia, trabalho, indústria, etc) ou instituições privadas (economistas dos departamentos de pesquisa de empresas financeiras ou consultores) cujo trabalho requer o manuseio e tratamento de dados individuais.
  • Ph.D. e alunos de mestrado em economia (ou nas ciências sociais) que pretendem ou estão em processo de elaboração de dissertações com um componente empírico que requer um tratamento econométrico de dados individuais.
  • Os titulares de cursos de graduação em economia ou ciências sociais que desejam completar sua formação em tópicos quantitativos que tenham uma aplicabilidade geral e / ou específica.

Certificado

Na conclusão das Escolas de Verão, os participantes receberão um certificado para o número de horas atendidas. Todos os cursos de Barcelona GSE exigem uma média de duas vezes as horas de aula para leituras, pré-leituras e preparação de aulas. Os estudantes interessados ​​devem verificar com suas universidades se essas horas são transferíveis para créditos ECTS.

Última actualização Mar. 2020

Sobre a instituição de ensino

Barcelona Graduate School of Economics The Barcelona Graduate School of Economics is an institution for scientific cooperation for research and graduate education in economics and the social sciences. ... Leia mais

Barcelona Graduate School of Economics The Barcelona Graduate School of Economics is an institution for scientific cooperation for research and graduate education in economics and the social sciences. It was founded in July 2006 by four academic institutions (Universitat Pompeu Fabra, Universitat Autònoma de Barcelona, CSIC and CREI) whose reputations, faculty, and resources underpin the School and its activities. The Barcelona GSE is also supported by six private institutions: The Agbar Group, AXA Reseach Fund, Banc Sabadell, Caixa de Catalunya savings bank, "la Caixa" savings bank, and the FemCAT Foundation, as well as by the Ministry of Economy and Finance of the Catalan Government and the Barcelona City Council. It also receives significant funding from the "Consolider-Ingenio 2010" initiative of the Spanish Government, launched to promote research excellence. Ler Menos