Capitalismo, Crise E Estado Neoliberal

SOAS Summer School

Descrição do Programa

Leia a descrição oficial

Capitalismo, Crise E Estado Neoliberal

SOAS Summer School

Descrição do Programa

Crises financeiras. Guerras comerciais. Pobreza mundial. Política de austeridade. Populismo de direita. Resistência, revoluções e mudanças sociais. Todas essas questões complexas - que moldam profundamente a vida das nações e dos indivíduos - estão ligadas de alguma forma ao modo como o sistema capitalista global é politicamente organizado. Este curso oferece as ferramentas para questionar quem ganha e quem perde e como entender melhor as políticas da economia mundial. Com base na literatura dentro do campo maior da economia política, o curso examina as estruturas, processos e resultados cruciais nas recentes lutas sobre o capitalismo neoliberal.

SOAS London

O curso é organizado em três partes. Primeiro, desmascararemos como o atual período neoliberal pode ser entendido em relação à longa história do capitalismo, antes de explorar modelos analíticos sobre as conexões entre o estado e o mercado. Em segundo lugar, vamos interrogar os principais temas para a compreensão das práticas políticas ligadas ao neoliberalismo, incluindo o crescimento da indústria financeira, do comércio global e do desenvolvimento internacional. Em terceiro lugar, todos esses debates se reúnem para explorar formas de advocacia contra o neoliberalismo, incluindo a atenção ao imperialismo, à austeridade, ao autoritarismo e às futuras alternativas futuras dentro e além do sistema capitalista. Além do ensino e do debate em sala de aula, o curso apresenta atividades sociais adicionais, incluindo uma viagem de campo para a cidade de Londres e exames de filmes relevantes.

Créditos

Os alunos geralmente são capazes de obter créditos de sua instituição de origem e, normalmente, nossos cursos recebem 3 créditos no sistema dos EUA e 7,5 ECTS no sistema europeu. Se você pretende reivindicar créditos da sua instituição de origem, verifique os requisitos antes de se inscrever. Teremos todo o prazer em ajudá-lo de qualquer maneira que possamos, no entanto, esteja ciente de que a decisão de atribuir créditos depende da sua instituição de origem. A avaliação será opcional e variará para cada curso. Os participantes receberão um certificado de comparecimento e as transcrições estarão disponíveis mediante solicitação.

Programa social

Você também poderá desfrutar do nosso programa social, começando com uma festa de boas vindas e um cruzeiro opcional no rio Tamisa por uma pequena taxa adicional. Os detalhes sobre como reservar serão comunicados a você uma vez que você esteja registrado. Você também receberá códigos de desconto para viagens de um dia e passeios durante a noite com nossos parceiros amigos internacionais.

Estrutura

Informação do curso

46 horas de tempo de contato

Segunda-feira quinta-feira

10h às 15h: palestras e tutoriais

2 horas adicionais em uma sexta-feira especificada envolvendo atividades opcionais relacionadas ao conteúdo, como visitas a museus ou a empresas. Nas sextas-feiras, os cursos abrem uma de suas atividades a todos os alunos da Escola de Verão, dando a cada aluno uma variedade de atividades diferentes para participar.

Horário opcional: além de palestras e tutoriais regulares, cada curso é composto de uma série de "atividades" relacionadas ao seu conteúdo acadêmico (por exemplo, visita ao museu, visita à empresa, etc.). Nas sextas-feiras, todos os cursos abrem uma de suas atividades a todos os alunos da escola de verão e são opcionais. Por exemplo, se você estuda um curso de desenvolvimento, você pode optar por participar de uma atividade pertencente a um curso de Política, Economia e Meio Ambiente. Todas as atividades serão escalonadas ao longo do dia para que você tenha a chance de aproveitar o máximo possível. Por favor, note que a atividade de sexta-feira relacionada ao curso em que você está registrado é obrigatória.

Semana 1: Neoliberalismo e Estado

  • História do capitalismo neoliberal
  • Neoliberalismo Take 1: Rolling Back the State
  • Neoliberalismo Take 2: Rolling Out the State

Semana 2: O significado do neoliberalismo

  • A Financialização Toma Hold: Manias, Crashes e o Everyday
  • Comércio: da OMC para Mega-Regionais
  • Desenvolvimento e seus descontentes: do ajuste estrutural à boa governança

Semana 3: além do neoliberalismo

  • Neoliberalismo, imperialismo e democracia
  • Austeridade, Autoritarismo e suas Consequências
  • Alternativas ao neoliberalismo

Visitas

Viagem de campo para a cidade de Londres. A turnê abrangerá a visita, ou passará, pelas seguintes instituições da cidade: a Catedral de São Paulo, a London Stock Exchange, o Smithfield Market, a Mansion House (visita guiada pessoal), o Bank of England Museum, Bloomberg London (sessão de informações pessoais) e 30 St Mary's Axe (o pepino).

Avaliação: é opcional e será na forma de um ensaio de 2000-2500 que será entregue duas semanas após o final do curso.

SOAS

Ensino

Na conclusão bem-sucedida do curso, um aluno deve ser capaz de demonstrar a capacidade de:

  • Compreender os principais quadros analíticos utilizados para explicar a economia política do capitalismo mundial neoliberal;
  • Compreender as principais preocupações políticas temáticas envolvendo finanças, comércio e desenvolvimento; e
  • Compreenda as formas de advocacia contra as práticas do neoliberalismo, incluindo a atenção ao imperialismo, austeridade e discussões de futuros em potencial.

Material de leitura sugerido:

  • Boltanski, L. e Chiapello, E., O Novo Espírito do Capitalismo (Londres: Verso, 2007).
  • Dardot, P. e Laval, C., O Novo Caminho do Mundo: na Sociedade Neoliberal (Londres: Verso, 2013).
  • Davies, W., The Limits of Neoliberalism: Autoridade, Soberania e Lógica da Competição (Londres: Sage, 2014).
  • Duménil, G. e Lévy, D., The Crisis of Neoliberalism (Cambridge, MA: Harvard University Press, 2011).
  • Eagleton-Pierce, Neoliberalismo: os conceitos-chave (Abingdon: Routledge, 2016).
  • Harvey, D., Uma breve história do neoliberalismo (Oxford: Oxford University Press, 2005).
  • Jones, SD, Masters of the Universe: Hayek, Friedman e o Nascimento da Política Neoliberal (Princeton: Princeton University Press, 2012).
  • Mirowski, P. e Plehwe, D., The Road from Mont Pelerin: The Making of the Neoliberal Thought Collective (Cambridge, MA: Harvard University Press, 2009).
  • Peck, J., Constructions of Neoliberal Rason (Oxford: Oxford University Press, 2010).
  • Saad-Filho, A. e Johnston, D. (eds), Neoliberalismo: um leitor crítico (Londres: Pluto Press, 2005).
  • Streeck, W., Tempo de compra: a crise atrasada do capitalismo democrático (Londres: Verso, 2014).
  • Wacquant, L., Punishing the Poor: O governo neoliberal da insegurança social (Durham, NC: Duke University Press, 2009).

Requisitos de entrada

Um estudante universitário ou um graduado no momento da participação na Escola de Verão e 18 anos de idade. A experiência profissional pode ser reconhecida como equivalente a uma qualificação universitária. A fluência em inglês demonstrou através de:

  • IELTS de 6,5 ou superior
  • TOEFL iBT de 100 ou superior
  • Pearson de 70 ou superior
  • Ou prova equivalente

A inscrição dos candidatos da Escola de Verão que não cumprem os requisitos de entrada é a critério da SOAS - entre em contato para nos falar em detalhes sobre sua aplicação.

SOAS

Esta escola oferece programas em:
  • Inglês
SOAS Summer School

Última actualização February 11, 2018
Duração e Preço
Este curso é No campus
Start Date
Data inicial
Julho 2, 2018
Duration
Duração
19 dias
Tempo integral
Price
Preço
1,600 GBP
Information
Deadline
Maio 25, 2018
Locations
Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte - Londres, Inglaterra
Data inicial: Julho 2, 2018
Prazo de inscrição Maio 25, 2018
Data de conclusão Julho 20, 2018
Dates
Julho 2, 2018
Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte - Londres, Inglaterra
Prazo de inscrição Maio 25, 2018
Data de conclusão Julho 20, 2018
Price
£ 1.600 £ 40 taxa de inscrição Um desconto antecipado de 10% está disponível até 30 de março de 2018