Curso de Verão de Restauração Artística Italiana

Geral

Descrição do programa

A Itália tem um patrimônio artístico e histórico de grande importância, cobrindo um período muito longo e que frequentemente condicionou a arte de outros países. Este sistema de monumentos, igrejas e museus representa um ponto de referência para qualquer pessoa envolvida ou interessada no mundo da arte. A valorização e disponibilização desses ativos requer a intervenção de profissionais que podem se gabar de um treinamento no qual o conhecimento histórico e artístico seja equilibrado com as habilidades técnicas e científicas, bem como com as altas habilidades operacionais.

Através do curso de verão de duas semanas que a Accademia di Belle Arti 'Aldo Galli' oferece, você tem a oportunidade de aprender a dar nova vida às pinturas em tela e madeira, de acordo com os critérios da restauração contemporânea .

Horário: O curso de estudo dura 2 semanas, totalizando 60 horas. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, em horário parcial, de manhã e à tarde.

Alvo: O curso é destinado a graduados do ensino médio, estudantes universitários ou profissionais de outras áreas, que desejam aprofundar ou abordar a tradição italiana de restauração do patrimônio cultural e desejam aprender as noções e técnicas básicas, ou experimentar novas.

Metodologia e Estrutura

O curso, concebido como uma oficina de restauração tradicional , é caracterizado por uma abordagem imediata ao trabalho prático em laboratório, onde, sob a orientação de nossos professores, você experimenta manualmente as técnicas básicas de restauração e conservação de pinturas em tela e madeira , intervindo nos artefatos fornecidos pela escola. As noções teóricas são abordadas durante o trabalho prático.

Sob a orientação de nossos professores especialistas, você adquire as habilidades fundamentais para abordar a análise dos trabalhos de maneira correta, as principais técnicas de intervenção ligadas à tradição italiana de restauração, às ferramentas e ao idioma científico apropriado .

Ao final do curso, caracterizado como um workshop de restauração, você aprenderá o básico para mapear intervenções básicas de restauração e conservação em obras de arte e artefatos.

Restauração estrutural - A primeira semana é dedicada aos problemas estruturais das pinturas, como 1) consolidação, revestimento, redução de rasgos e pequenas incrustações no que se refere às pinturas sobre tela; 2) consolidação de pinturas em painéis, infestação de insetos (a madeira pode ser uma fonte de alimento ou um local de nidificação para uma variedade de insetos, como besouros, cupins e larvas), a redução de bolhas no filme pictórico, etc.

Restauração estética - A segunda semana é dedicada à restauração estética, imitativa e com seleção cromática (através do estudo da cor, do estilo do trabalho e das técnicas de intervenção).

As visitas ao local são as igrejas da Basílica de Sant'Abbondio, Catedral de Santa Maria Assunta (Duomo), Igreja San Fedele, Pinacoteca Civica (Como), Ilha Comacina, Villa del Balbianello (Lenno) e Santa Tecla e San Giovanni (Torno). um método importante de aprendizagem, bem como um enriquecimento cultural.

Plano de estudo

Restauração Estrutural

Estudo das pinturas de cavalete

O primeiro passo consiste no estudo aprofundado da pintura e na definição de seus problemas, a fim de estabelecer a intervenção necessária para sua restauração e conservação futura. Nesta fase, você aprende sobre os tipos e causas mais comuns de degradação das pinturas. Em seguida, o percurso passa para a proteção do filme pictórico por meio de vidros, uma operação indispensável tanto em pinturas sobre tela quanto em madeira.

Suporta Restauração

O próximo passo consiste na restauração dos suportes. Forro, forro de streep, sutura de cortes e abrasões, consolidação da tinta no que diz respeito às pinturas sobre tela, na técnica de vácuo; consolidação e recuperação da parte de madeira do ataque de insetos e soluções para perda de aderência de tinta para pinturas em painel.

Limpeza

O conhecimento básico de química será adquirido durante a fase de limpeza, para permitir que você

compreender os critérios para a escolha dos solventes e seu uso. Dada a complexidade das operações de limpeza, você atuará em partes limitadas da pintura. Concluída a limpeza, as peças ausentes são rebocadas com uma espátula para as pinturas em tela e com um pincel para as sobre madeira.

Restauração estética

Dourado

Assenta em dourar tanto em guache quanto em uma missão. O professor mostrará a você (em tablets previamente preparados) as várias fases de douramento, de acordo com o sistema renascentista italiano. Você poderá usar ouro real e falso.

Cor

Notas sobre a teoria das cores. Exposição de cores úteis para a restauração e preparação de paletas.

Integração de pintura

Você adquire o método de retoque pictórico em têmpera com acabamentos com cores de verniz.

Pintura

Ilustração de tintas naturais e sintéticas e seu uso.

Faculdade

Fabio Bernabei

Em 1977, ingressou no estúdio de restauração de pinturas lideradas pelo Prof. Silvio Di Volo em Florença. Ele abriu seu próprio estúdio em 1983. Ele trabalha para importantes antiquários, colecionadores e instituições religiosas na Itália e no exterior. Lecionou na Escola de Formação Profissional da Província de Siena. Ele colaborou com a Autoridade Local de Saúde para a inclusão no mercado de trabalho de pessoas com problemas psicológicos por meio da arte-terapia. Ao longo dos anos, ele desenvolveu grandes habilidades na restauração de mesas do século XIV e depois se especializou na restauração de pinturas do segundo século XIX italiano. Ele também criou, usando técnicas antigas, alguns retábulos para instituições religiosas.

Última actualização Novembro 2019

Sobre a instituição de ensino

Universally acknowledged for its great quality in manufacturing textiles – especially silk — this lakefront city was the epicentre of last century artistic and architectural avantgardes. A cultural in ... Leia mais

Universally acknowledged for its great quality in manufacturing textiles – especially silk — this lakefront city was the epicentre of last century artistic and architectural avantgardes. A cultural institution that is the pride of this city and one of Italy finest schools of restoration, the Galli Academy joined the IED Group in 2009. Ler Menos