Desenvolvimento Econômico Local

IHS, Institute For Housing and Urban Development Studies of Erasmus University Rotterdam

Descrição do Programa

Leia a descrição oficial

Desenvolvimento Econômico Local

IHS, Institute For Housing and Urban Development Studies of Erasmus University Rotterdam

Fundamentação do curso de treinamento

O foco deste curso é criar e gerenciar processos de múltiplos atores que ocorrem na economia urbana local e regional. Regiões e localidades enfrentam duas tendências principais em direções opostas: internacionalização e descentralização. A internacionalização exacerba as interações entre os níveis global e local, mas opera seletivamente. Inclui apenas os atores que participam de redes nas quais a competitividade conduz a constantes transformações e reestruturações. A descentralização é um meio de lidar com a complexidade e uma reação às crescentes demandas por maior capacidade de resposta e sustentabilidade por parte dos cidadãos, clientes e consumidores. As duas tendências mudaram como as múltiplas partes interessadas se relacionam entre si na economia local e regional. Concorrência e cooperação são combinadas nas ligações entre empresas, entre firmas e atores estatais e não estatais. A preocupação central com a governança do desenvolvimento econômico local sustentável é criar sinergias entre as políticas e as intervenções de atores empresariais, estatais e não-estatais ou cívicos. Estes se reúnem em torno de oportunidades específicas para o desenvolvimento econômico local para pequenas e médias empresas.

Currículo do curso

O programa consiste em três módulos em aula e um estudo individual

Módulo 1: Introdução
Neste módulo, o conceito de Desenvolvimento Econômico Local (DEL) é introduzido e suas principais teorias são discutidas. Foco em teorias de competitividade sistêmica e territorial; o papel das instituições no desenvolvimento econômico; Desenvolvimento econômico de múltiplas partes interessadas: sistema de negócios e incorporação de redes de produção geográfica.

Módulo 2: Desenvolvimento de pequenas empresas
O módulo enfoca o papel das pequenas e médias empresas, seu papel na economia local e as restrições em seu desenvolvimento. É feita uma distinção entre empresas, formais ou informais, com potencial de crescimento e negócios informais que são orientados para a sobrevivência. O módulo concentra-se em estratégias que apoiam o desenvolvimento empresarial: desenvolvimento de empreendedorismo, incubadora e sistemas de inovação

Módulo 3: Clusters e análise da cadeia de valor
Este módulo concentra-se, por um lado, na organização local de pequenas empresas em clusters e nas iniciativas que envolvem múltiplas partes interessadas, que podem aumentar a sua eficiência e capacidade de inovação. Por outro lado, examina a forma como as pequenas empresas estão inseridas em redes externas de produção ou cadeias de valor e elabora intervenções multistakeholder para fortalecer seu posicionamento nessas cadeias.


Objetivos do curso


No final do programa, os participantes terão mais conhecimento sobre as PMEs e seu papel na economia local. Os participantes também poderão analisar a economia local e as cadeias de valor nas quais as aglomerações e clusters de empresas locais estão inseridas e analisar políticas e desenvolver instrumentos que apoiem as empresas locais.

Parceiro


O curso será oferecido em colaboração com o Instituto Internacional de Estudos Sociais (ISS) em Haia. A ISS é uma escola de pós-graduação internacional de ciências sociais críticas orientadas para políticas. Reúne estudantes e professores do Sul Global e do Norte em um ambiente europeu. Fundada em 1952 como Instituto Internacional de Estudos Sociais pelas universidades holandesas e pelo Ministério da Educação da Holanda, realiza pesquisa, ensino e serviço público na área de estudos de desenvolvimento e cooperação internacional.

Metodologia


O curso será uma mistura de palestras, seminários de especialistas, excursões / visitas de campo e exercícios de grupo apresentando práticas (melhores) e conhecimentos internacionais.

Datas: 13 de maio a 24 de maio de 2019

Esta escola oferece programas em:
  • Inglês


Última actualização September 8, 2018
Duração e Preço
Este curso é Online e campus combinado
Start Date
Data inicial
Maio 2019
Duration
Duração
Tempo parcial
Price
Preço
2,750 EUR
Information
Deadline
Locations
Reino dos Países Baixos - Rotterdam, South Holland
Data inicial : Maio 2019
Prazo de inscrição Contactar Escola
Data de conclusão Contactar Escola
Dates
Maio 2019
Reino dos Países Baixos - Rotterdam, South Holland
Prazo de inscrição Contactar Escola
Data de conclusão Contactar Escola