Ferramentas de Gestão Urbana para as Alterações Climáticas

IHS, Institute For Housing and Urban Development Studies of Erasmus University Rotterdam

Descrição do Programa

Leia a descrição oficial

Ferramentas de Gestão Urbana para as Alterações Climáticas

IHS, Institute For Housing and Urban Development Studies of Erasmus University Rotterdam

Ferramentas de Gestão Urbana para as Alterações Climáticas

A IHS tem o orgulho de anunciar que este curso é desenvolvido em conjunto com o UN-HABITAT.

Espera-se cada vez mais que as cidades realizem ações concretas para mitigar a mudança climática e adaptar a cidade ao aumento dos níveis de água, à seca e a outros desastres naturais relacionados ao aquecimento da terra. Que atividades concretas uma cidade deve empreender e o que funciona? Este curso oferece ferramentas de gestão para formuladores de políticas urbanas, planejadores e ambientalistas.

Objetivos

No final do curso, os participantes poderão preparar planos locais de mudança climática, que abordam os desafios globais e ainda se concentram em ações locais concretas. O curso oferecerá práticas específicas para gerenciar o projeto urbano e a infraestrutura ambiental, em particular energia, transporte, habitação e água.

Conteúdo

Módulo 1: Introdução às Alterações Climáticas e Vulnerabilidade.
As cidades são consideradas as áreas mais vulneráveis ​​ao aumento do nível do mar, tempestades, inundações e secas. Mapear as áreas de maior risco em uma cidade com agentes de impacto climático relevantes é uma etapa fundamental para entender como reduzir a vulnerabilidade de uma cidade. Os participantes conhecerão uma série de ferramentas de avaliação de vulnerabilidades e adquirirão conhecimentos e habilidades sobre como realizar uma avaliação de vulnerabilidade e mapeamento de vulnerabilidades em uma cidade com base em um estudo de caso. Além disso, os participantes receberão uma introdução às ferramentas de apoio à decisão para a mudança climática.

Módulo 2: Adaptação às mudanças climáticas: gestão da terra, da água e dos desastres.
As cidades devem adaptar-se tanto às tendências de longo prazo associadas às mudanças climáticas (por exemplo, aumento do nível do mar) quanto a eventos extremos, como inundações. Após séculos de recuperação de terras, a Holanda transforma terras em lagos, constrói casas e estradas flutuantes e faz experimentos com jardins de telhados. Com base na teoria e nas melhores práticas, os participantes adquirirão conhecimento de diferentes estratégias de adaptação de casos concretos. Diferentes tipos de abordagens, como a comunidade e a adaptação baseada em ecossistemas, serão abordados neste módulo.

Módulo 3: Mitigação das mudanças climáticas: mercados de energia, transporte e carbono.
As cidades podem desempenhar um papel essencial na mitigação da mudança climática. Eles podem reduzir o consumo de energia, promover fontes de energia renováveis ​​ou negociar créditos de carbono sob os Mecanismos Flexíveis do Protocolo de Kyoto. Este último está se tornando um negócio lucrativo para cidades "verdes" e "limpas". Os inventários de emissões de GEE e a avaliação do potencial de redução estão se tornando ferramentas vitais para o planejamento de mitigação climática da cidade. Os participantes terão a chance de realizar um inventário de GEE em nível de cidade e priorizar ações relevantes de mitigação climática.

Módulo 4: Planos de ação para mudanças climáticas locais
Planos de Ação para Mudanças Climáticas Locais (CC) traduzem - frequentemente vagas - estratégias de adaptação e mitigação em ações concretas. Os planos de ação CC locais baseiam-se na avaliação de vulnerabilidade, na avaliação de mitigação e adaptação e consideram as restrições (financeiras) da cidade em particular. Os participantes analisarão e avaliarão relatórios de avaliação detalhados de vários estudos de caso e desenvolverão um plano de ação local sobre mudanças climáticas para uma cidade específica.

Admissão


Para este curso de diploma, você deve ter:

• Bacharel ou equivalente

• Pelo menos 2 anos de trabalho ou experiência acadêmica

• Evidência de um suficiente comando oral e escrito da língua inglesa. Se o inglês não é a língua materna, é necessário um teste de inglês.

Datas: 17 de junho a 05 de julho de 2019

Esta escola oferece programas em:
  • Inglês


Última actualização July 10, 2018
Duração e Preço
Este curso é No campus
Start Date
Data inicial
Junho 2019
Duration
Duração
1 - 3 semanas
Tempo parcial
Price
Preço
2,750 EUR
Information
Deadline
Locations
Reino dos Países Baixos - Rotterdam, South Holland
Data inicial : Junho 2019
Prazo de inscrição Contactar Escola
Data de conclusão Contactar Escola
Dates
Junho 2019
Reino dos Países Baixos - Rotterdam, South Holland
Prazo de inscrição Contactar Escola
Data de conclusão Contactar Escola