Read the Official Description

Descrição do curso:

O seminário consiste em leitura crítica e análise temática e formal de histórias da América Latina que melhor representam a diversidade de gênero nos séculos XIX, XX e XXI. Por um lado, vamos explorar a história como um gênero literário na América Latina através da teoria, técnicas e produção dos chamados "mestres do conto" Quiroga, Cortazar, Borges, Rulfo, Donoso e García Márquez. Por outro lado, analisamos a história em relação direta com a tradição literária, contexto social, o momento histórico e de pesquisa específico de literatura de cada autor e movimento. Damos especial atenção, mas não exclusivamente, os escritores do barroco e neo-barroco -Alejo cubana Carpentier, José Lezama Lima, Reinaldo Arenas e Virgilio Piñera para esta geração ser um ponto de viragem na literatura latino-americana em geral. Além disso, vamos dedicar a última parte do curso para o estudo de contos escritos por mulheres Luisa Valenzuela, Cristina Peri Rossi e Zoé Valdés, entre outros para avaliar o conceito de identidade -Individual e social, e várias máscaras. As histórias serão abordados a partir de uma estilística histórico e social perspectiva, estética e -aspects estruturais teóricos, técnicos, literários e. Por sua vez, em alguns casos específicos, adaptar o texto para a tela, a fim de abrir um diálogo entre literatura e cinema.

Objetivos:

O principal objetivo deste curso é dar aos alunos a base social, o quadro histórico e o movimento estético relevante para a leitura crítica de textos. Além de treiná-los nas técnicas de análise textual, o seminário visa incentivar a produção de opiniões pessoais e comentários para o desenvolvimento do pensamento crítico.

Componentes da nota final:

  • Presença e participação nas aulas 35%
  • apresentação oral e liderança de 20%
  • O trabalho criativo (escrita e comentários) 10%
  • Exame final 35%

classes:

Classes têm uma abordagem teórica e prática. Neles, perspectivas críticas, histórias teóricas e analíticas, filmes e temas atribuídos serão discutidos. O estudante responsável pela apresentação oral do dia será responsável pela introdução estética / sócio-histórica do sujeito / autor em questão e dirigir a troca de ideias. A discussão e análise das histórias e ler artigos e filmes de visualizações tares ou de classe, terá formatos diferentes: palestras, debates, questionários, guias de leitura e de produção, exercícios de aplicação, etc. A chave para o sucesso das classes é a interação do grupo, com base nas contribuições individuais dos alunos, que irão ler o material antes da aula para incorporar idéias, opiniões, pontos de vista e comentários para enriquecer a leitura e análise em cada caso. A metodologia será interativo, comunicativo, abrangente e crítica, a fim de facilitar a participação dos alunos, principalmente ativo.

professor: Prof. Clara M. Albertengo, PhD

Program taught in:
Spanish (Argentina)

See 8 more programs offered by Pontificia Universidad Católica Argentina »

Este curso é Campus based
Start Date
Fev. 2020
Duration
1 semestre
Full-time
Price
Deadline
By locations
By date
Start Date
Fev. 2020
End Date
Application deadline
Start Date
Fev. 2020
End Date
Application deadline

Fev. 2020

Location
Application deadline
End Date
Application deadline
End Date