ONGs e movimentos sociais: a política de protesto e mudança

SOAS Summer School

Descrição do Programa

Leia a descrição oficial

ONGs e movimentos sociais: a política de protesto e mudança

SOAS Summer School

Descrição do Programa

O aumento das ONGs em uma verdadeira indústria global foi acompanhado por uma diversificação nos tipos de funções que as ONGs desempenham na sociedade. Além de proporcionar alívio e promover o desenvolvimento social e econômico, as ONGs participaram cada vez mais de uma maior governança, democratização e esforços de consolidação da paz.

SOAS London

Este curso fornece uma introdução crítica às ONGs, a natureza e impacto do protesto social, como eles interagiram e influenciaram-se e como eles se globalizaram. Ele questiona a percepção de que as ONGs oferecem uma alternativa aos modelos de desenvolvimento liderados pelo estado ou de cima para baixo, considera o conceito e o uso da intervenção humanitária em diversos contextos e explora até que ponto os movimentos sociais estão representando um desafio para o neoliberalismo. Ele examina tanto a base teórica para as estratégias das ONGs e dos movimentos sociais para a mudança social quanto suas implicações práticas, e desenha uma série de estudos de caso, explorando que tipo de desenvolvimento e mudança é possível.

Os alunos irão realizar pesquisas de campo participando de um protesto ou demonstração e realizando um pequeno exercício prático, seja um ensaio fotográfico ou um breve vídeo, que eles apresentarão aos seus colegas no último dia.

Créditos

Os alunos geralmente são capazes de obter créditos de sua instituição de origem e, normalmente, nossos cursos recebem 3 créditos no sistema dos EUA e 7,5 ECTS no sistema europeu. Se você pretende reivindicar créditos da sua instituição de origem, verifique os requisitos antes de se inscrever. Teremos todo o prazer em ajudá-lo de qualquer maneira que possamos, no entanto, esteja ciente de que a decisão de atribuir créditos depende da sua instituição de origem.

A avaliação será opcional e variará para cada curso. Os participantes receberão um certificado de comparecimento e as transcrições estarão disponíveis mediante solicitação.

Programa social

Você também poderá desfrutar do nosso programa social, começando com uma festa de boas vindas e um cruzeiro opcional no rio Tamisa por uma pequena taxa adicional. Os detalhes sobre como reservar serão comunicados a você uma vez que você esteja registrado. Você também receberá códigos de desconto para viagens de um dia e passeios durante a noite com nossos parceiros amigos internacionais.

SOAS

Estrutura

Informação do curso

46 horas de tempo de contato

Segunda-feira quinta-feira

10h às 15h: palestras e tutoriais

2 horas adicionais em uma sexta-feira especificada envolvendo atividades opcionais relacionadas ao conteúdo, como visitas a museus ou a empresas. Nas sextas-feiras, os cursos abrem uma de suas atividades a todos os alunos da Escola de Verão, dando a cada aluno uma variedade de atividades diferentes para participar.

SOAS

Horário opcional: além de palestras e tutoriais regulares, cada curso é composto de uma série de "atividades" relacionadas ao seu conteúdo acadêmico (por exemplo, visita ao museu, visita à empresa, etc.). Nas sextas-feiras, todos os cursos abrem uma de suas atividades a todos os alunos da escola de verão e são opcionais. Por exemplo, se você estuda um curso de desenvolvimento, você pode optar por participar de uma atividade pertencente a um curso de Política, Economia e Meio Ambiente. Todas as atividades serão escalonadas ao longo do dia para que você tenha a chance de aproveitar o máximo possível. Por favor, note que a atividade de sexta-feira relacionada ao curso em que você está registrado é obrigatória.

ONGs e movimentos sociais são uma parte vital dos esforços de desenvolvimento e são referidos em quase todos os cursos em Estudos de Desenvolvimento. Uma introdução crítica e uma consideração teórica das ONGs e dos movimentos sociais, sua relação com o neoliberalismo é um tema importante para estudantes de Estudos de Desenvolvimento.

Semana 1: ONGs, movimentos sociais e desenvolvimento

  • Desenvolvimento neoliberal e ressurgimento de ONGs
  • Movimentos sociais, estados e sociedade civil
  • Protesto contemporâneo e a questão da democracia

Semana 2: O papel das ONGs em crises humanitárias

  • Responsabilidade, legitimidade e poder das ONGs.
  • Crise, guerra e intervenção humanitária
  • A paz liberal e seus descontentes

Semana 3: A política de protesto e mudança

  • ONGs, movimentos sociais e a esquerda
  • Organização trabalhista e trabalhista
  • Sindicalismo de movimento social
  • Que tipo de mudança social?

Avaliação: é opcional e será na forma de um ensaio de 2000-2500 que será entregue duas semanas após o final do curso.

Ensino

Na conclusão bem-sucedida do curso, um aluno deve ser capaz de demonstrar a capacidade de:

  • Uma compreensão crítica dos principais debates teóricos sobre ONGs, incluindo a compreensão dos vários papéis que as ONGs internacionais e nacionais desempenham em processos de desenvolvimento e mudanças sociais.
  • Uma compreensão das relações entre ONGs e uma série de outros atores de desenvolvimento, e conhecimento de como essas relações evoluíram.
  • Capacidade de identificar, compreender e criticar uma série de abordagens teóricas para a compreensão das ONG de desenvolvimento contemporâneas e aplicar essas abordagens para estudos de casos práticos de ONGs.

Requisitos de entrada

Um estudante universitário ou um graduado no momento da participação na Escola de Verão e 18 anos de idade. A experiência profissional pode ser reconhecida como equivalente a uma qualificação universitária. A fluência em inglês demonstrou através de:

  • IELTS de 6,5 ou superior
  • TOEFL iBT de 100 ou superior
  • Pearson de 70 ou superior
  • Ou prova equivalente

A inscrição dos candidatos da Escola de Verão que não cumprem os requisitos de entrada é a critério da SOAS - entre em contato para nos falar em detalhes sobre sua aplicação.

SOAS

Esta escola oferece programas em:
  • Inglês
SOAS Summer School

Última actualização February 11, 2018
Duração e Preço
Este curso é No campus
Start Date
Data inicial
Julho 2019
Duration
Duração
19 dias
Tempo integral
Price
Preço
1,600 GBP
£ 1.600 £ 40 taxa de inscrição Um desconto antecipado de 10% está disponível até 30 de março de 2018
Information
Deadline
Locations
Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte - London, England
Data inicial : Julho 2019
Prazo de inscrição Contactar Escola
Data de conclusão Contactar Escola
Dates