Pós-Graduações da Faculdade de Direito da Universidade Católica no Porto

Geral

Descrição do programa

A Escola de Direito da Universidade Católica no Porto oferece várias pós-graduações em regime presencial, digital ou misto. Saiba mais sobre estas oferta formativas:

Pós-Graduação em Direito do Trabalho e da Segurança Social

VI edição – 2020/2021: Edição realizada em Formato Online

A  multiplicidade e complexidade dos problemas jurídicos emergentes das relações laborais, associada às sucessivas alterações legislativas verificadas nos últimos anos, dificulta o adequado domínio do Direito do Trabalho e do Direito da Segurança Social aplicável por parte dos diversos agentes envolvidos na sua resolução.

Com efeito, este ramo do Direito tem vindo, nos últimos anos, a sofrer significativas alterações, exigindo um estudo constante de atualização e (re)compreensão de múltiplos institutos e regimes jurídicos.

O curso tem por objetivo fundamental proporcionar uma visão integrada de um conjunto alargado de matérias no âmbito do Direito do Trabalho, quer individual quer coletivo, e do Direito da Segurança Social, combinando o rigor teórico com a atenção aos problemas quotidianamente suscitados na prática forense e empresarial.

O curso conta com a participação de docentes universitários, advogados, magistrados, e outros especialistas.

Esta formação destina-se a advogados, jurisconsultos, juristas de empresa, magistrados, técnicos de recursos humanos, empresários e outros profissionais da área da gestão de empresas titulares de uma licenciatura.

Modelo Pedagógico

Esta Pós-Graduação realiza-se em formato online e irá adotar o modelo de aulas teórico-práticas suportadas no método de estudo do caso.

Modelo de Avaliação e Creditação

A frequência do curso completo com avaliação final positiva confere Certificado de Pós-Graduação e a realização do curso completo sem avaliação confere Declaração de Presença. Em ambos os casos é necessário a comparência mínima a 80% das horas letivas do curso.

Para efeitos de avaliação o discente poderá optar entre um trabalho escrito sobre os temas lecionados, ou em alternativa, poderá ser realizado um exame final (a ser realizado presencialmente).

Acesse aqui para mais informações e candidaturas.

138908_pexels-photo-3059748.jpeg

Pós-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos

A Pós-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos é a primeira formação interdisciplinar oferecida em Portugal no âmbito da teoria e da prática dos direitos humanos. Esta pós-graduação é uma iniciativa conjunta da Faculdade de Direito, da Faculdade de Educação e Psicologia e da Área Transversal de Economia Social da Universidade Católica Portuguesa. Assim, reúne contributos das áreas do Direito, da Educação, da Economia Social e da Psicologia no que concerne à proteção e promoção dos direitos humanos, nos panoramas nacional e internacional. Através desta interdisciplinaridade, torna-se possível abarcar, para cada uma das grandes temáticas abordadas (dignidade; vulnerabilidade; solidariedade; diversidade), a sua compreensão teórica, mas também a sua aplicabilidade prática na área dos direitos humanos, procurando aliar o ‘saber ser’ ao ‘saber fazer’. Neste sentido, será proporcionado aos alunos o contacto com profissionais do terreno, a aquisição de conteúdos que lhes permitirão o domínio de princípios e ferramentas de conceção e gestão de projetos, e apoio tutorial para que possam desenhar e desenvolver os seus próprios projetos.

Esta formação destina-se a pessoas com  graduação de nível superior.

Modelo pedagógico

A abordagem interdisciplinar é transversal a todo o plano curricular, com cada um dos quatro módulos a reunir contributos do Direito, da Educação, da Psicologia e da Economia Social. As aulas serão lecionadas em formato presencial e/ou online, por académicos e especialistas, mas também por profissionais de organizações governamentais e não-governamentais parceiras da presente Pós-Graduação, garantindo uma aprendizagem suportada na e pela ação em contexto real.

Acesse aqui para mais informações e candidaturas. 

138909_pexels-photo-1438072.jpeg

Pós-Graduação em Organização e Gestão no Futebol Profissional

A Liga Portugal, dando seguimento ao seu propósito de profissionalização das estruturas das Sociedades Desportivas, lançou em 2016-17, numa iniciativa inédita, o 1º curso de Pós-Graduação direcionado para o futebol profissional, decorrendo de uma parceria entre a Liga Portugal e a Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica. 

Esta formação, que conta com um corpo docente de notoriedade da Universidade Católica e convidados de renome ligados ao futebol profissional, visa abranger os mais diversos temas, proporcionando uma graduação ímpar nas temáticas mais diversas no que respeita às competições profissionais: Organização das Competições Profissionais, Marketing e Comunicação, Enquadramento Jurídico, Gestão e Contabilidade das Sociedades Desportivas.

Esta formação destina-se a colaboradores de Sociedades Desportivas que pretendam desenvolver as suas competências e capacidade de planeamento e estruturação das operações profissionais; colaboradores e parceiros da Liga Portugal que pretendam adquirir conhecimentos técnicos à altura dos desafios que se colocam às organizações do futebol; estudantes que queiram descobrir o mercado de trabalho das Sociedades Desportivas; jornalistas que queiram conhecer a realidade das competições profissionais de futebol.

Modelo de Avaliação e Creditação

Certificado de Pós-Graduação da UCP será conferido aos Licenciados submetidos a exame final, desde que com frequência a 80% aulas de cada módulo.

Certificado de Formação Avançada será atribuído aos não licenciados,  submetidos a exame final, desde que tenham frequência a 80% das aulas de cada módulo.

Acesse aqui para mais informações e candidaturas. 

Última actualização Ago. 2020

Sobre a instituição de ensino

Criado em 1978, o curso de licenciatura em Direito foi o primeiro a ser oferecido no Porto. Gradualmente, conquistou prestígio nacional e internacional, não apenas pelos seus professores e alunos, mas ... Leia mais

Criado em 1978, o curso de licenciatura em Direito foi o primeiro a ser oferecido no Porto. Gradualmente, conquistou prestígio nacional e internacional, não apenas pelos seus professores e alunos, mas também pelas suas iniciativas e excelentes instalações. Ler Menos