Pós-graduação em Design para Estratégia de Inovação

Geral

Descrição do programa

A Pós-Graduação em Design para Estratégia de Inovação oferece metodologias e ferramentas específicas de design e inovação para identificar novas oportunidades de negócios e criar soluções valiosas.

Tendências globais como mudanças tecnológicas, crescimento populacional, escassez de recursos ou mudanças climáticas representam grandes desafios para as empresas. Uma estratégia baseada na inovação é essencial para o crescimento sustentável de longo prazo. E, nesse sentido, o design desempenha um papel fundamental na promoção e facilitação da inovação.

O curso de pós-graduação treina líderes capazes de gerenciar processos complexos de design e assumir novos desafios que fomentam a inovação. Para tal, o programa propõe uma metodologia dinâmica e uma abordagem prática em torno da análise, troca de informação e discussão de casos, bem como inclui conferências, palestras e workshops.

144778_hands-people-woman-working.jpg

objetivos

O curso visa formar profissionais para liderar a gestão de processos complexos de design e assumir novos desafios, a fim de explorar oportunidades, aplicando conhecimentos e metodologias para promover a inovação:

  • Fornecer aos participantes uma série de habilidades para promover, desenvolver e gerenciar a inovação por meio do design, tanto em um projeto quanto dentro de uma organização.
  • Oferecer o conhecimento e as ferramentas metodológicas necessárias para desenvolver e gerir projetos de inovação, desde a criação de novos produtos e serviços até à criação de novos modelos de negócio ou redefinição de processos, sempre na perspetiva do design thinking.
  • Compreender metodologias e processos de design que permitem que as ideias sejam colocadas em prática.

metodologia

O curso seguirá uma abordagem prática e será combinado com palestras e palestras. Os alunos serão capazes de aprender e experimentar os professores em um ambiente de colaboração próximo. A expectativa é que as aulas tornem-se oficinas ativas com metodologia prática utilizando os conteúdos teóricos ministrados pelos professores.

O programa será aplicado em ambiente dinâmico, combinando diferentes tipos de aulas para maior enriquecimento profissional:

  • Apresentações nas quais profissionais de prestígio apresentam temas que são posteriormente analisados com base em estudos de caso.
  • Sessões de discussão e análise para falar sobre diferentes modelos de trabalho, metodologias, ferramentas e aplicações.
  • Aulas técnicas sobre ferramentas e recursos ministradas por conceituados profissionais do setor.

Para aplicar os novos conhecimentos adquiridos ao longo do curso, os alunos realizarão dois projetos de investigação que contemplarão as fases de análise, desenvolvimento, plano de aplicação e apresentação dos resultados.

Perfil do estudante

  • Graduados e graduados em qualquer disciplina de design, engenheiros, arquitetos e profissionais em marketing, comunicação e negócios.
  • Especialistas em marketing e comunicação.
  • Profissionais da área de planejamento empresarial e estratégico.
  • Empresários e industriais de diversos setores que buscam uma nova abordagem em seus processos produtivos, técnicas e metodologias para repensar o foco de seus negócios.
  • Outros profissionais com experiência comprovada na área do design, inovação ou marketing.

Saídas trabalhistas

Os participantes adquirem o conhecimento para trabalhar em empresas e organizações em diferentes áreas, desenvolvendo algumas das seguintes funções:

  • Coordenar e desenvolver processos de inovação na concepção e implementá-los como ferramenta estratégica.
  • Identificar oportunidades de negócios por meio das metodologias adquiridas.
  • Visão estratégica para a conceituação e desenvolvimento de novos produtos e serviços.
  • Gestão e promoção da cultura criativa na empresa.
  • Ter habilidade e visão para trabalhar em equipes multidisciplinares.

coordenação

Guido Charosky

Consultor de Design e Inovação, cofundador da Drop-Design for Innovation, consultoria de inovação com foco na criação de produtos e serviços excepcionais, com foco na experiência do usuário e no modelo de negócio. Designer Industrial pela Universidade de Buenos Aires, Mestre (DEA) em Projetos de Inovação pela Universidade Politécnica da Catalunha e Pós-Graduação em Gestão Empresarial pela Escola de Organização Industrial.

Anteriormente, ele trabalhou como Experience Design Lead na HP e como Design & Innovation Manager na consultoria Loop Business Innovation.

Ele tem uma vasta experiência em diferentes áreas do design e inovação em diversos setores. Já colaborou com empresas multinacionais, PMEs e startups e realizou projetos na Argentina, Estados Unidos, Espanha, Inglaterra, Itália e Dubai. Ele escreveu artigos para revistas e conferências internacionais.

Seu trabalho foi publicado em diferentes revistas e jornais e ganhou prêmios de design na Alemanha, Estados Unidos, Argentina, Espanha e Japão.

Empresas

Empresas que colaboraram com o master: Urb & Drive.

Créditos

O planejamento didático de todos os cursos de Mestrado IED é baseado nos critérios estabelecidos pelo European Higher Education Area (EHEA). O IED Master adota um sistema de crédito que segue a estrutura do European Credit Transfer System (ECTS). O IED Master emite exclusivamente seus próprios certificados privados.

Última actualização Nov. 2020

Sobre a instituição de ensino

The IED Barcelona is a workshop for conducting analysis and research applied to material culture, a focus it is destined to develop increasingly in the future.

The IED Barcelona is a workshop for conducting analysis and research applied to material culture, a focus it is destined to develop increasingly in the future. Ler Menos