Keystone logo
Checa, República

Estudar Curso Acadêmico dentro Checa, República 2024

Alteração de moeda

Custo de vida mensal básico

  • Alugue um apartamento compartilhado

    405
  • Participação de utilitários

    94
  • assinatura de internet

    22
  • Transporte local

    21

Custo de estilo de vida de amostra

  • Combinado de comida rápida

    7
  • Bilhete de cinema

    8
  • Pint de cerveja local

    2

Requisitos do visto

  1. Visto de curta duração - para estadias até 90 dias
  2. Visto de longa duração - para estadias superiores a 90 dias.
  3. residência de longa duração para efeitos de estudo - para estudantes que cheguem por um período superior a um ano.

Que tipo de visto você precisa?

Nome do visto

Visto de Estudante

Preço e moeda

CZK 2500

A taxa de visto para um visto de estudante para a República Checa é de 2.500 CZK (cerca de 98 EUR). A taxa poderá estar sujeita a alteração.

Quem pode solicitar o visto?

Os estudantes dos países da UE/EEE e da Suíça não precisam de visto para estudar na República Checa. Os estudantes da UE têm, no entanto, um dever de notificação após a sua chegada, caso a estadia prevista na República Checa seja superior a 30 dias. Nesta situação, no prazo de 30 dias após a entrada na República Checa, é necessário declarar a sua presença ao Departamento de Polícia Estrangeira.

Os estudantes de países não pertencentes à UE têm de solicitar um visto de estudante.

Onde você pode fazer a aplicação?

Embaixada/Consulado da República Checa

Solicita o seu visto de estudante na Embaixada/Consulado da República Checa no seu país de residência.

Local na rede Internet:https://www.mzv.cz/jnp/en/diplomatic_missions/czech_missions_abroad/index.html

Como fazer a aplicação?

Primeiro, terá de ser aceite num estabelecimento de ensino da República Checa. A escola/programa tem de ser acreditada pelo Ministério da Educação, Juventude e Desporto da República Checa. Se não estiver acreditado, então tem de solicitar o visto para outros fins.

Os vistos pela primeira vez devem ser solicitados (e obtidos) antes da sua chegada à República Checa — é proibido viajar para a República Checa sem eles.

Para a obtenção de um visto de estudante ou de uma autorização de residência, são necessários os seguintes documentos:

  • formulário de candidatura
  • Carta de aceitação dos estudos
  • fotos válidas de passaporte e passaporte
  • Prova dos recursos financeiros para a estadia (por exemplo, sob a forma de extrato de uma conta bancária ou confirmação de beneficiário de uma subvenção)
  • Confirmação de alojamento garantido
  • seguro de saúde internacional válido
  • resumo do Registo Criminal

Todos os documentos (exceto o documento de viagem e o extrato bancário) devem ser em língua checa. As traduções para a língua checa devem ser oficialmente verificadas.

Durante a apresentação da candidatura, pode ser realizada uma entrevista com o candidato. Um registo escrito da entrevista pode fazer parte da candidatura. Será redigido um registo em língua checa e assinado pelo requerente e pelo funcionário do Consulado que conduzirá a entrevista. Caso não entenda o checo, pode trazer consigo um intérprete para traduzir o registo escrito.

Quando você deve aplicar?

Todo o procedimento para a obtenção de um visto para fins de estudo pode demorar até 60 a 90 dias, pelo que se recomenda o pedido de visto com muita antecedência.

O visto de longa duração tem a duração de até 6 meses. As extensões podem ser feitas. A autorização de residência de longa duração para efeitos do estudo é válida por um ano.

Tempo de processamento

90 Days

Oportunidades de trabalho

Não existem restrições ao emprego de estudantes provenientes dos países da UE ou do EEE. Não é necessária uma autorização de trabalho e estes trabalhadores têm o mesmo estatuto jurídico que os cidadãos da República Checa.

Os estudantes de fora da UE/EEE são obrigados a obter uma autorização de emprego. No entanto, existem algumas exceções:

  • não necessitam de autorização de emprego no caso de exercerem actividades no território da República Checa no âmbito de estágios intercambiais destinados a estudantes e jovens licenciados de instituições de ensino superior
  • não necessitam de autorização de emprego se forem estudantes até aos 26 anos de idade e não trabalharem durante mais de 7 dias de calendário consecutivos ou num total de 30 dias num ano civil
  • não necessitam de uma autorização de emprego se tiverem obtido um ensino secundário ou superior profissional ou um ensino superior num conservatório ao abrigo da lei checa da educação.

Noutros casos, precisa de solicitar uma autorização de emprego. Pode ser apresentado pessoalmente ou por outra pessoa com base numa procuração escrita em qualquer serviço regional localmente competente do Serviço Público de Emprego. A autorização emitida está sujeita à taxa administrativa de 500 CZK.

Horas por semana

0

Por que você precisa desse tipo de visto?

O seu pedido de visto pode ser recusado se não conseguir mostrar prova dos fundos necessários, ou se fornecer documentos incorretos ou incompletos.