Keystone logo
NOVA University Lisbon

NOVA University Lisbon

NOVA University Lisbon

Introdução

Breve história

NOVA University Lisbon foi fundada a 11 de agosto de 1973, sendo a mais nova das três Universidades estaduais de Lisboa. Integrada num quadro de expansão e diversificação do ensino superior, a Universidade adoptou um novo modelo no sistema português que privilegia as abordagens interdisciplinares, os desenvolvimentos tecnológicos e, ao mesmo tempo, salvaguarda a oferta nos domínios académicos tradicionais que incluem a medicina, as ciências e as humanidades.

Portugal - Um dos países mais seguros do mundo

  • Portugal - 3º país mais seguro do mundo (Índice de Paz Global 2020)
  • Portugal - principal destino da Europa 2020, 2019, 2018, 2017
  • Lisboa - Melhor Cidade do Destino na Europa 2019 (World Travel Awards)

Programas de graduação *

  • 28 Bacharel
  • 12 mestres integrados
  • 103 mestres
  • 84 Doutorado

* Credenciado e registrado

Pesquise aqui mais informações sobre fatos e números.

Internacionalização da Nova

O perfil internacional da NOVA desenvolveu-se naturalmente ao longo dos anos e, mais rapidamente, nos últimos 14 anos, com o surgimento de vários programas de mobilidade internacional, aos quais a NOVA tem se candidatado com sucesso por si própria ou através de parcerias com Instituições de Ensino Superior (IES), portuguesas ou estrangeiras )

Sendo uma jovem Universidade, a NOVA tem vindo a liderar posições de ranking, especialmente na Europa, enquanto jovem Universidade inovadora em diversas áreas como Finanças, Economia, Negócios, Ciência de Dados, entre outras. Este fato tem contribuído para o incremento da marca NOVA em todo o mundo, que está estrategicamente posicionada na África, América do Sul, Oriente Médio e Sudeste Asiático. A NOVA tem mais de 20% dos alunos internacionais representados por mais de 100 nacionalidades diferentes. Esta característica multicultural faz da NOVA a Universidade portuguesa mais internacional de sempre.

Da mesma forma, a NOVA é desde o seu início altamente focada no conhecimento e na pesquisa e o fato de que grande parte dessa pesquisa está sendo conduzida em uma estrutura de colaboração internacional (por exemplo: no âmbito dos Programas-Quadro Europeus, Horizonte 2020, e outros) contribui para uma sustentada perfil internacional da NOVA em termos de investigação .

Muitos programas de estudos oferecidos pela Universidade se caracterizam por um componente internacional que permite a quem os frequenta vivenciar a cultura, conhecer o nível de desenvolvimento e aprender as melhores práticas de outras regiões e países.

Nos próximos anos, a NOVA continuará a desenvolver este perfil internacional, em todas as suas vertentes, parte integrante da sua missão e compromisso com a excelência no ensino e investigação.

Redes internacionais

163604_internationalnetworks.png

Recursos do campus

Life At Nova

NOVA University Lisbon é a universidade da área metropolitana de Lisboa com as suas escolas e institutos de ensino e investigação situados no centro de Lisboa, Almada, Oeiras e Cascais.

Todos os campi são servidos por uma boa rede de transporte público e, portanto, são muito acessíveis. Dentro dos campi, o acesso de pedestres é facilitado e priorizado.

  • Alojamento

A NOVA dispõe de três residências universitárias com um total de 460 camas destinadas aos estudantes universitários, com prioridade para estudantes portugueses e estrangeiros em intercâmbio.

  • Bibliotecas

NOVA University Lisbon possui várias bibliotecas, integradas nas suas escolas, que se especializam nas mais diversas áreas temáticas, abrangendo todas as áreas do conhecimento.

A missão das Bibliotecas NOVA é apoiar o ensino e a investigação desenvolvidos por professores, alunos e investigadores. Juntos, eles oferecem uma coleção de mais de 307.000 livros impressos, 6.388 títulos de periódicos impressos, mais de 18.000 títulos de periódicos eletrônicos, teses e dissertações, 26.300 ebooks e acesso a bancos de dados bibliográficos, estatísticos e financeiros relevantes para todas as principais áreas científicas.

  • Esportes

Na NOVA, os alunos têm a oportunidade de praticar esportes competitivos, participando de competições universitárias de esportes como surf, corfebol, tênis, padel, tiro com arco, basquete e atletismo.

Nossos alunos obtiveram excelentes resultados em diversas competições universitárias, sendo campeões nacionais de surf e quebrando recordes universitários em esportes como atletismo e natação (temporada 2016/2017).

Na NOVA terá a possibilidade de praticar outras actividades desportivas de combate ao stress através do Yoga ou de fazer caminhadas temáticas em Lisboa.

Para saber mais sobre o Desporto na NOVA contacte o Sports Office em [email protected]

  • Vida de estudante

As associações de alunos representam os alunos de cada escola da Universidade NOVA e são parte integrante da vida universitária, promovendo ativamente atividades que vão desde a realização de eventos pedagógicos e culturais, à prática desportiva e à prestação de serviços aos alunos.

A NOVA University Lisbon é a única universidade portuguesa que integra nos seus Órgãos Universitários um Conselho de Estudantes.

Os alunos também podem se envolver em muitos clubes existentes em várias escolas NOVA.

    Classificações

    NOVA University Lisbon figura no TOP 8 de Young European Universities em todos os principais rankings internacionais do Ensino Superior.

    Estes resultados reconhecem o esforço desenvolvido pela NOVA como instituição de excelência internacional em investigação e ensino, capaz de assegurar elevados níveis de sucesso profissional aos seus alunos.

    A NOVA foi classificada entre as 8 melhores na Europa no QS TOP 50 com menos de 50 anos, entre as universidades fundadas há menos de 50 anos .

    A NOVA está novamente entre os 8 primeiros nas cinco áreas de conhecimento avaliadas pelo QS por assunto:

    • Artes e Humanidades (6ª posição)
    • Engenharia e Tecnologia: (8ª posição)
    • Ciências da Vida e Medicina (7ª posição)
    • Ciências Naturais (5ª posição)
    • Ciências Sociais e Gestão (7ª posição)
    TheTimes Higher Education Ranking By Subject 2021, classifica a NOVA na primeira posição nacional em Negócios e Economia e Artes e Humanidades e no Top 10 entre as jovens universidades europeias fundadas há menos de 50 anos em Negócios e Economia, Clínica e Saúde e Educação.

    NOVA University Lisbon obteve a pontuação mais elevada de A (Muito Bom) em 13 indicadores do U-Multirank 2020 global, ocupando assim a 8ª posição entre as jovens universidades europeias.

    Alavancados no prestígio 5 Palmes da Nova SBE (apenas 39 instituições europeias detêm esta distinção entre as 100 melhores Escolas de Negócios a nível mundial), 5 Escolas da NOVA University têm programas classificados, sendo claramente a melhor Universidade Portuguesa. Das 24 áreas listadas:

    • 14 da NOVA School of Business and Economics;
    • 6 da NOVA Information Management School;
    • 1 parceria entre NOVA Information Management School / NOVA Law School;
    • 1 da NOVA Law School;
    • 1 da Escola de Ciência e Tecnologia NOVA;
    • 1 da Escola de Saúde Pública NOVA.

    Quer saber mais? Pesquise aqui mais informações sobre o posicionamento da NOVA nos rankings internacionais.

    Depoimentos de Alunos

    Localizações

    • Lisbon

      Lisbon, Portugal

      Perguntas