University of Pisa Summer & Winter Schools

Introdução

Leia a descrição oficial

A Universidade de Pisa é uma instituição pública com vinte departamentos , com centros de pesquisa de alto nível nos setores de agricultura, astrofísica, ciência da computação, engenharia, medicina e medicina veterinária. Além disso, a Universidade mantém estreitas relações com os Institutos Pisan do Conselho Nacional de Pesquisa , com muitas instituições culturais de importância nacional e internacional, e com a indústria, especialmente a de tecnologia da informação , que passou por uma fase de rápida expansão em Pisa. dezenove anos sessenta e setenta.

A Universidade de Pisa foi oficialmente criada em 1343 , embora vários estudiosos afirmem que sua origem remonta ao século 11.

A mais antiga evidência de um "Studium" de Pisa remonta a 1338, quando o renomado jurista Ranieri Arsendi transferiu-se para Pisa de Bolonha. Ele junto com Bartolo Da Sassoferrato , um professor de Direito Civil, foram pagos pelo Município para dar aulas públicas.

A bula papal ' In supremae dignitatis ', concedida pelo papa Clemente VI em 3 de setembro de 1343, reconheceu o 'Studium' de Pisa como um ' Studium Generale '; uma instituição de ensino superior fundada ou confirmada por uma autoridade universal, o papado ou o império. Pisa foi uma das primeiras universidades européias que se orgulhavam dessa certificação papal, que garantiu o valor universal e legal de suas qualificações educacionais.

As primeiras disciplinas lecionadas foram: Teologia, Direito Civil, Direito Canônico e Medicina. Em 1355, Francesco Da Buti , o conhecido comentarista da Divina Comédia de Dante, começou a ensinar no "Studium".

Pisa e seu "Studium" passaram por um período de crise por volta da virada do século XV: a conquista florentina da cidade arruinou sua vida econômica e social. De fato, há uma falta de evidência documental do funcionamento regular da Universidade há décadas.

Em 1473, graças a Lorenzo dei Medici , o Pisan Studium retomou o seu desenvolvimento sistemático e a construção de um edifício para realização de aulas foi providenciada em 1486. ​​O edifício - mais tarde conhecido como Palazzo della Sapienza (O Edifício do Conhecimento) - estava localizado em a Piazza del Grano, do século XIV. A imagem de um querubim foi colocada Acima do Portão "Dell'Abbondanza" (o Portão da Abundância), levando à Piazza, ainda hoje o símbolo da Universidade .

Após a rebelião contra Florença em 1994 e a guerra seguinte, o Studium de Pisa sofreu um período de declínio e foi transferido para Pistoia, Prato e Florença. A reabertura cerimonial da Universidade, em 1º de novembro de 1543, sob o comando do duque Cosimo I dei Medici , foi considerada uma segunda posse. A qualidade da Universidade foi reforçada pelo estatuto de 1545 e o Ateneu de Pisa se tornou um dos mais significativos da Europa para o ensino e a pesquisa. A cadeira de "Semplici" (Botânica) foi realizada por Luca Ghini , fundador do primeiro Jardim Botânico do mundo, sucedido por Andrea Cesalpino , que foi pioneiro na primeira metodologia científica para a classificação de plantas e é considerado um precursor na descoberta da circulação sanguínea . Gabriele Fallopio e Marcello Malpighi lecionaram em Anatomia e Medicina.

Galileo Galilei, que nasceu e estudou em Pisa, tornou-se professor de matemática no Studium de Pisa em 1589.

O papel da universidade como instituição do Estado tornou-se cada vez mais acentuado durante o período do Grão-Ducado dos Médici. Uma política protecionista assegurava um núcleo consistente de acadêmicos e professores: as leis emitidas por Cosimo I, Ferdinando I e Ferdinando II obrigavam aqueles que pretendiam obter um diploma para frequentar o Studium de Pisa. Este período vê várias figuras ilustres palestra em Pisa, especialmente no campo do direito e da medicina .

O desenvolvimento da universidade continuou sob o Lorenas. Eles concluíram a construção do observatório astronômico (um projeto iniciado pelos Medicis), além de enriquecer a Biblioteca da Universidade com publicações importantes, desenvolvendo o Jardim Botânico e o Museu de Ciências Naturais e criando novas cadeiras, como a Física Experimental e a Química.

A anexação da Toscana ao Império Napoleônico resultou na transformação do Studium em uma Academia Imperial: o Ateneu tornou-se um ramo da Universidade de Paris e os cursos e programas de estudo foram estruturados seguindo o modelo de ensino público francês. Cinco novas faculdades foram estabelecidas (Teologia, Direito, Medicina, Ciência e Literatura), juntamente com exames, diferentes títulos de qualificação e teses de graduação. Em 1813, foi criada a 'La Scuola Normale Superiore ', filial da 'Ecole Normale de Paris'.

A Restauração não foi capaz de cancelar os efeitos da experiência napoleônica. O primeiro congresso de cientistas italianos foi realizado em Pisa em 1839 . 421 cientistas e mais de 300 especialistas de várias disciplinas discutiram zoologia, anatomia comparada, química, física, matemática, agronomia, tecnologia, botânica, fisiologia da vegetação, geologia, mineralogia, geografia e medicina.

Em 1839 - 1840, o Diretor de Educação, Gaetano Giorgini, trouxe a reforma mais importante da Universidade de Pisa, elevando o número de faculdades para seis (Teologia, Direito, Literatura, Medicina, Matemática e Ciências Naturais) e criou o primeiro mundo presidente da Agricultura e criação de ovelhas.

Em 1846, a Scuola Normale foi reaberta. Enquanto isso, ideais liberais e patrióticos estavam se espalhando no Athenaeum e um batalhão da Universidade - composto de professores e estudantes - se destacou na Batalha de Curtatone e Montanara em 1848 .

Durante a "Segunda Restauração", em 1851, Leopoldo II uniu as universidades de Pisa e de Siena em um único Ateneu etrusco motivado em parte por razões econômicas, mas principalmente pelo controle político. As faculdades de Teologia e Lei repousavam em Siena; enquanto os da Literatura, Medicina, Matemática e Ciências Naturais permaneceram em Pisa. Após a insurreição florentina e a fuga do grão-duque em 1859 , uma das medidas iniciais impostas pelo Governo Provisório foi a restituição à cidade de Pisa de seu Studium com todas as suas seis faculdades.

Com o nascimento do Reino da Itália , a Universidade de Pisa tornou-se uma das instituições culturais de maior prestígio do novo estado . Entre a segunda metade da décima primeira e primeira metade do século XX, os seguintes professores de prestígio ensinaram em Pisa: os advogados Francesco Carrara e Francesco Buonamici , os filólogos Domenico Comparetti e Giovanni D'Ancona , os historiadores Pasquale Villari , Gioacchino Volpe e Luigi Russo , filósofo Giovanni Gentile , o economista Giuseppe Toniolo e os matemáticos Ulisse Dini e Antonio Pacinotti . O primeiro instituto europeu de Lingüística Histórica foi fundado em Pisa em 1890 .

Durante os anos do fascismo, o Ateneu de Pisa era um centro ativo de debate político e organização antifascista .

Após a segunda guerra mundial, a Universidade de Pisa retornou à vanguarda em muitos campos do conhecimento . Para as faculdades de Engenharia e Farmácia, estabelecidas antes da guerra, foram adicionados Economia, Línguas Estrangeiras e Literatura e Política. Em 1967 foi fundada a "Scuola Superiore di Studi Universitari e Perfezionamento S. Anna" que, juntamente com a "La Scuola Normale", formou um centro de ensino e aprendizagem de grande prestígio.

Localizações

Lucca

The University of Pisa

Address
55100 Lucca, Toscana, Itália

Batavia

Address
Fermi National Accelerator Laboratory
60510 Batavia, Illinois, Estados Unidos da América

Livorno

Address
Località San Gaetano, Via del Porto
57016 Livorno, Toscana, Itália

Pompeia

Address
Parco Archeologico di Pompei
80045 Pompeia, Campania, Itália

Lucca

Address
Fondazione Campus ,via del Seminario prima, n. 790, Monte S. Quirico
55100 Lucca, Toscana, Itália

Lecce Nei Marsi

Address
67050 Lecce Nei Marsi, Abruzzo, Itália

Sillico

Address
55036 Sillico, Toscana, Itália

Turim

Address
10123 Turim, Piemonte, Itália

Massa

Address
Castello di Castiglione del Terziere
54021 Massa, Toscana, Itália

Altopascio

Address
Via della Chiesa 1 Badia Pozzeveri
55011 Altopascio, Toscana, Itália

Pisa

Address
Pisa, Toscana, Itália

Programas

Ano de Estudos Fundamentais
Cursos
Cursos de Verão
Esta escola também oferece: