University of Pisa Summer & Winter Schools

Introdução

Leia a descrição oficial

A Universidade de Pisa é uma instituição pública com vinte departamentos , com centros de pesquisa de alto nível nos setores de agricultura, astrofísica, ciência da computação, engenharia, medicina e medicina veterinária. Além disso, a Universidade mantém estreitas relações com os Institutos Pisan do Conselho Nacional de Pesquisa , com muitas instituições culturais de importância nacional e internacional, e com a indústria, especialmente a de tecnologia da informação , que passou por uma fase de rápida expansão em Pisa. dezenove anos sessenta e setenta.

A Universidade de Pisa foi oficialmente criada em 1343 , embora vários estudiosos afirmem que sua origem remonta ao século 11.

A mais antiga evidência de um "Studium" de Pisa remonta a 1338, quando o renomado jurista Ranieri Arsendi transferiu-se para Pisa de Bolonha. Ele junto com Bartolo Da Sassoferrato , um professor de Direito Civil, foram pagos pelo Município para dar aulas públicas.

A bula papal ' In supremae dignitatis ', concedida pelo papa Clemente VI em 3 de setembro de 1343, reconheceu o 'Studium' de Pisa como um ' Studium Generale '; uma instituição de ensino superior fundada ou confirmada por uma autoridade universal, o papado ou o império. Pisa foi uma das primeiras universidades européias que se orgulhavam dessa certificação papal, que garantiu o valor universal e legal de suas qualificações educacionais.

As primeiras disciplinas lecionadas foram: Teologia, Direito Civil, Direito Canônico e Medicina. Em 1355, Francesco Da Buti , o conhecido comentarista da Divina Comédia de Dante, começou a ensinar no "Studium".

Pisa e seu "Studium" passaram por um período de crise por volta da virada do século XV: a conquista florentina da cidade arruinou sua vida econômica e social. De fato, há uma falta de evidência documental do funcionamento regular da Universidade há décadas.

Em 1473, graças a Lorenzo dei Medici , o Pisan Studium retomou o seu desenvolvimento sistemático e a construção de um edifício para realização de aulas foi providenciada em 1486. ​​O edifício - mais tarde conhecido como Palazzo della Sapienza (O Edifício do Conhecimento) - estava localizado em a Piazza del Grano, do século XIV. A imagem de um querubim foi colocada Acima do Portão "Dell'Abbondanza" (o Portão da Abundância), levando à Piazza, ainda hoje o símbolo da Universidade .

Após a rebelião contra Florença em 1994 e a guerra seguinte, o Studium de Pisa sofreu um período de declínio e foi transferido para Pistoia, Prato e Florença. A reabertura cerimonial da Universidade, em 1º de novembro de 1543, sob o comando do duque Cosimo I dei Medici , foi considerada uma segunda posse. A qualidade da Universidade foi reforçada pelo estatuto de 1545 e o Ateneu de Pisa se tornou um dos mais significativos da Europa para o ensino e a pesquisa. A cadeira de "Semplici" (Botânica) foi realizada por Luca Ghini , fundador do primeiro Jardim Botânico do mundo, sucedido por Andrea Cesalpino , que foi pioneiro na primeira metodologia científica para a classificação de plantas e é considerado um precursor na descoberta da circulação sanguínea . Gabriele Fallopio e Marcello Malpighi lecionaram em Anatomia e Medicina.

Galileo Galilei, que nasceu e estudou em Pisa, tornou-se professor de matemática no Studium de Pisa em 1589.

O papel da universidade como instituição do Estado tornou-se cada vez mais acentuado durante o período do Grão-Ducado dos Médici. Uma política protecionista assegurava um núcleo consistente de acadêmicos e professores: as leis emitidas por Cosimo I, Ferdinando I e Ferdinando II obrigavam aqueles que pretendiam obter um diploma para frequentar o Studium de Pisa. Este período vê várias figuras ilustres palestra em Pisa, especialmente no campo do direito e da medicina .

O desenvolvimento da universidade continuou sob o Lorenas. Eles concluíram a construção do observatório astronômico (um projeto iniciado pelos Medicis), além de enriquecer a Biblioteca da Universidade com publicações importantes, desenvolvendo o Jardim Botânico e o Museu de Ciências Naturais e criando novas cadeiras, como a Física Experimental e a Química.

A anexação da Toscana ao Império Napoleônico resultou na transformação do Studium em uma Academia Imperial: o Ateneu tornou-se um ramo da Universidade de Paris e os cursos e programas de estudo foram estruturados seguindo o modelo de ensino público francês. Cinco novas faculdades foram estabelecidas (Teologia, Direito, Medicina, Ciência e Literatura), juntamente com exames, diferentes títulos de qualificação e teses de graduação. Em 1813, foi criada a 'La Scuola Normale Superiore ', filial da 'Ecole Normale de Paris'.

A Restauração não foi capaz de cancelar os efeitos da experiência napoleônica. O primeiro congresso de cientistas italianos foi realizado em Pisa em 1839 . 421 cientistas e mais de 300 especialistas de várias disciplinas discutiram zoologia, anatomia comparada, química, física, matemática, agronomia, tecnologia, botânica, fisiologia da vegetação, geologia, mineralogia, geografia e medicina.

Em 1839 - 1840, o Diretor de Educação, Gaetano Giorgini, trouxe a reforma mais importante da Universidade de Pisa, elevando o número de faculdades para seis (Teologia, Direito, Literatura, Medicina, Matemática e Ciências Naturais) e criou o primeiro mundo presidente da Agricultura e criação de ovelhas.

Em 1846, a Scuola Normale foi reaberta. Enquanto isso, ideais liberais e patrióticos estavam se espalhando no Athenaeum e um batalhão da Universidade - composto de professores e estudantes - se destacou na Batalha de Curtatone e Montanara em 1848 .

Durante a "Segunda Restauração", em 1851, Leopoldo II uniu as universidades de Pisa e de Siena em um único Ateneu etrusco motivado em parte por razões econômicas, mas principalmente pelo controle político. As faculdades de Teologia e Lei repousavam em Siena; enquanto os da Literatura, Medicina, Matemática e Ciências Naturais permaneceram em Pisa. Após a insurreição florentina e a fuga do grão-duque em 1859 , uma das medidas iniciais impostas pelo Governo Provisório foi a restituição à cidade de Pisa de seu Studium com todas as suas seis faculdades.

Com o nascimento do Reino da Itália , a Universidade de Pisa tornou-se uma das instituições culturais de maior prestígio do novo estado . Entre a segunda metade da décima primeira e primeira metade do século XX, os seguintes professores de prestígio ensinaram em Pisa: os advogados Francesco Carrara e Francesco Buonamici , os filólogos Domenico Comparetti e Giovanni D'Ancona , os historiadores Pasquale Villari , Gioacchino Volpe e Luigi Russo , filósofo Giovanni Gentile , o economista Giuseppe Toniolo e os matemáticos Ulisse Dini e Antonio Pacinotti . O primeiro instituto europeu de Lingüística Histórica foi fundado em Pisa em 1890 .

Durante os anos do fascismo, o Ateneu de Pisa era um centro ativo de debate político e organização antifascista .

Após a segunda guerra mundial, a Universidade de Pisa retornou à vanguarda em muitos campos do conhecimento . Para as faculdades de Engenharia e Farmácia, estabelecidas antes da guerra, foram adicionados Economia, Línguas Estrangeiras e Literatura e Política. Em 1967 foi fundada a "Scuola Superiore di Studi Universitari e Perfezionamento S. Anna" que, juntamente com a "La Scuola Normale", formou um centro de ensino e aprendizagem de grande prestígio.

Esta escola oferece programas em:
  • Italiano
  • Inglês

Veja Summer courses » Ver cursos » Veja Health Cursos »

Programas

Esta escola também oferece:

Cursos

Tecnologias Facilitadoras da Escola de Inverno para Internet Industrial das Coisas (ET-I2oT 2018) 4ª edição

campus Tempo integral 6 dias November 2018 Itália Pisa

A 4ª Edição da Escola “Tecnologias Facilitadoras para a Internet Industrial das Coisas” é organizada para oferecer 48 horas de aulas de frente no campo da eletrônica, eletromagnetismo e redes para Internet das Coisas (IoT), visando um público de profissionais / profissionais, Mestre e estudantes de doutoramento, investigadores em início de carreira com formação em TIC. [+]

Escola de invernoTecnologias Facilitadoras da Internet Industrial das Coisas (ET-I2oT 2018)4ª edição

Organizado pelo Departamento de Engenharia da Informação (DII), Universidade de Pisa

Local: Sala de Reuniões Térreo, DII, via G. Caruso 16, 56122, Pisa

Alvo

A 4ª Edição da Escola “Tecnologias Facilitadoras para a Internet Industrial das Coisas” é organizada para oferecer 48 horas de aulas de frente no campo da eletrônica, eletromagnetismo e redes para Internet das Coisas (IoT), visando um público de profissionais / profissionais, Mestre e estudantes de doutoramento, investigadores em início de carreira com formação em TIC.

A escola de verão oferece lições teóricas e práticas sobre os avanços recentes na capacitação de tecnologias para futuros transceptores, sistemas e redes sem fio em cenários como IoT, Industry 4.0 e Cyber-Physical-Systems (CPS). Circuitos sem fio e sistemas e tecnologia de internet estão se tornando difundidos em muitos campos de aplicações, como logística (por exemplo, identificação de RF), indústria de veículos (por exemplo, carros conectados, sistemas avançados de assistência ao motorista, comunicações sem fio V2V e V2I, radar, cenários de domótica (por exemplo, redes de sensores e atuadores sem fios), fabrico inteligente (por exemplo, indústria 4.0),... [-]


Cursos de Verão

Curso de Verão em Desenvolvimento e Valorização do Território como Desporto

campus Tempo integral 6 semanas September 2019 Itália Pisa

O objetivo deste Menor é fornecer conhecimento e ferramentas para iniciar e administrar uma empresa de turismo focada no esporte. [+]

Alvo

O objetivo deste Menor é fornecer conhecimento e ferramentas para iniciar e administrar uma empresa de turismo focada no esporte.

Quem pode candidatar-se

Estudantes universitários interessados ​​na área e gestão do turismo

Língua

Inglês

Intensidade do programa

Tempo total

Requisito de admissão

sendo um estudante universitário

ECTS

15

Honorários

2640 euros

(taxas 1000, alojamento 1640)

Coordenador

Prof. Enrica Lemmi

o email:

enrica.lemmi@unipi.it

Período

23 de setembro a 03 de novembro de 2019

Data limite

31 de julho de 2019

[-]

Diagnóstico da Escola de Verão na Heritage Science: 2. Foco em materiais orgânicos em arqueologia

campus Tempo integral 5 dias September 2019 Itália Pisa

A Summer School inclui um programa de estudos multidisciplinares dentro de uma semana. A Escola será realizada no Departamento de Química da Universidade de Pisa e destina-se a formar estudantes de pós-graduação (mestrado), em particular, estudantes de doutoramento, com interesse em Ciências do Património. A escola de verão tem como objetivo proporcionar aos alunos de diferentes formações (graduados nas áreas técnico-científica e humanística) as habilidades específicas para iniciar e desenvolver projetos para diagnóstico adequado e gestão conservadora do Patrimônio Cultural. [+]

Sobre

A Summer School inclui um programa de estudos multidisciplinares dentro de uma semana. A Escola será realizada no Departamento de Química da Universidade de Pisa e destina-se a formar estudantes de pós-graduação (mestrado), em particular, estudantes de doutoramento, com interesse em Ciências do Património. A escola de verão tem como objetivo proporcionar aos alunos de diferentes formações (graduados nas áreas técnico-científica e humanística) as habilidades específicas para iniciar e desenvolver projetos para diagnóstico adequado e gestão conservadora do Patrimônio Cultural. A escola oferece lições para transmitir conhecimentos para a caracterização de materiais, para as técnicas adequadas à sua caracterização, para a avaliação de seu estado de alteração. Atenção especial será dada ao estudo de produtos e tecnologias a serem utilizados na conservação. A cada ano, a Escola será dedicada a um tópico diferente dentro da Heritage Science. Em 2019, a escola estará focada no estudo de materiais orgânicos em arqueologia.... [-]


Egípcios da escola de verão como curadores de museus: treinamento imersivo

campus Tempo integral 2 semanas September 2019 Itália Pisa

A escola de verão "egiptólogos como curadores de museus: um treinamento imersivo" é um programa acadêmico oferecido pela Universidade de Pisa, em colaboração com o Museu Egípcio de Turim. [+]

A escola de verão "egiptólogos como curadores de museus: um treinamento imersivo" é um programa acadêmico oferecido pela Universidade de Pisa, em colaboração com o Museu Egípcio de Turim.

O objetivo principal da Escola é fornecer uma abordagem teórica e prática ao objeto egípcio antigo como parte de uma coleção. Todo objeto é um acúmulo de histórias diferentes, antigas e modernas, desde sua produção, uso, deposição, descoberta, até sua aquisição, conservação e exibição.

A escola oferecerá a oportunidade única de abordar objetos egípcios de todos esses ângulos diferentes, desde perspectivas teóricas até pragmáticas, expondo os participantes a uma variedade de práticas do museu graças a uma experiência imersiva no meio ambiente do Museu Egípcio de Turim.... [-]


Escola de campo escolar escola pozzeveri em arqueologia e bioarqueologia

campus Tempo integral 4 semanas June 2019 Itália Pisa

A Escola de Campo em Arqueologia Medieval e Bioarqueologia em Badia Pozzeveri (Lucca, Itália) é um programa acadêmico destinado a capacitar estudantes em campo arqueológico e bioarqueológico e métodos laboratoriais. As escavações terão lugar na igreja de "San Pietro a Pozzeveri" no município de Altopascio. [+]

A Escola de Campo em Arqueologia Medieval e Bioarqueologia em Badia Pozzeveri (Lucca, Itália) é um programa acadêmico destinado a capacitar estudantes em campo arqueológico e bioarqueológico e métodos laboratoriais. As escavações terão lugar na igreja de "San Pietro a Pozzeveri" no município de Altopascio. Badia Pozzeveri está localizado a aproximadamente 10 milhas a leste da cidade de Lucca, capital da província toscana do mesmo nome.

A igreja de San Pietro foi uma vez parte de um mosteiro camaldolês, fundado no século 11 nas margens do lago Bientina. O lago medieval, agora completamente seco, estendeu-se entre Lucca e o rio Arno. O mosteiro floresceu durante os séculos 12-13 graças à sua localização ao longo da Via Francigena, uma importante rota de comércio e peregrinação, que ligou a França e o norte da Europa com Roma durante toda a Idade Média. O declínio do mosteiro começou no século 14 e eventualmente levou à sua dissolução no século XV. A igreja de San Pietro permaneceu como o centro de culto da aldeia e ainda está em uso.... [-]


Escola de verão a cidade e a água

campus Tempo integral 2 semanas August 2019 Itália Pisa

A Escola Internacional de Verão "A cidade e a Água" parte da consciência do valor do Lago Massaciuccoli (Massarosa, Lucca) e seu território. [+]

A Escola Internacional de Verão "A cidade e a Água" parte da consciência do valor do Lago Massaciuccoli (Massarosa, Lucca) e seu território. Em continuidade com a edição passada, a escola de verão se concentrará na parte do Lago Massaciuccoli pertencente ao município de Viareggio: a área entre a cidade de Torre del Lago-Puccini e a área industrial de San Rocchino.

Esta área é caracterizada por uma grande potencialidade de paisagem, mas, ao mesmo tempo, alta degradação física, social e ambiental, em contraste com os regulamentos do Parque San Rossore-Massaciuccoli. Se a cidade de Torre del Lago-Puccini representa hoje um centro cultural internacional, estritamente ligado à figura de Giacomo Puccini, a área adjacente em direção a Viareggio é caracterizada por lugares anônimos e a enorme descarga "Carbonaia".... [-]


Escola de verão de arqueologia em Abruzzo

campus Tempo integral 4 semanas July 2019 Itália Pisa

A UNIPI Summer School of Archaeology oferece aos participantes uma abordagem diacrônica (multi-período) para o estudo da Arqueologia. Através desta abordagem, os participantes ganharão um conhecimento mais profundo da arqueologia do período pré-histórico para o período romano. [+]

A UNIPI Summer School of Archaeology oferece aos participantes uma abordagem diacrônica (multi-período) para o estudo da Arqueologia. Através desta abordagem, os participantes obterão um conhecimento mais profundo da arqueologia desde o período pré-histórico até o romano.

Além disso, o programa inclui visitas aos principais museus e sites ao ar livre para fornecer aos participantes uma visão geral essencial e uma compreensão abrangente dos tópicos tratados durante as lições.

Os alunos receberão treinamento interdisciplinar intensivo, com palestras, laboratórios, duas atividades de escavações diferentes. As visitas ao sítio arqueológico do fim de semana completarão o programa da semana. O curso durará 4 semanas, incluindo uma série de palestras que se transformarão em atividades laboratoriais.... [-]


Escola de verão de genes para células: um curso básico de biologia molecular, celular e ultraestrutural

campus Tempo integral 13 dias July 2019 Itália Pisa

Nossa escola de verão é um curso prático de imersão total que cobre biotecnologias que podem ser aplicadas no estudo de vários temas biológicos relacionados à biologia celular, à expressão gênica e análise de função, genotoxicidade e observações ultraestruturais. [+]

Nossa escola de verão é um curso prático de imersão total que cobre biotecnologias que podem ser aplicadas no estudo de vários temas biológicos relacionados à biologia celular, à expressão gênica e análise de função, genotoxicidade e observações ultraestruturais.

O curso será dividido em:

a) uma parte teórica organizada em palestras sobre tecnologias modernas;

b) uma parte prática em que os participantes serão hospedados nos laboratórios e participarão diretamente no projeto e execução de vários protocolos experimentais sobre os principais tópicos objeto das palestras.... [-]


Escola de Verão em auditoria pública e responsabilidade. Mineração de dados e análise: quais as implicações para a auditoria

campus Tempo integral 5 dias July 2019 Itália Pisa

A Escola é uma nova oportunidade de aprendizagem para auditores profissionais (tanto no setor privado como no setor público), para estudantes e acadêmicos, bem como para outros funcionários públicos e profissionais, manter-se atualizado sobre tendências e desenvolvimentos neste campo em rápida evolução. [+]

De acordo com a estratégia do ECA, a Escola abrirá um diálogo estruturado com

o mundo acadêmico, oferece oportunidades adicionais para treinamento de alta qualidade,

facilitar o intercâmbio de conhecimentos entre profissionais e pesquisadores e, por último,

mas não menos importante - pode fornecer uma plataforma para estudo, discussão e informação

intercâmbio em questões relacionadas à auditoria.

A escola de verão é aberta a uma ampla gama de participantes: funcionários públicos, pesquisadores,... [-]


Escola de verão em design de drogas assistida por computador

campus Tempo integral 6 dias September 2019 Itália Pisa

O design de medicamentos auxiliados por computador compreende métodos e recursos computacionais que são usados ​​para facilitar o projeto e a descoberta de novas soluções terapêuticas. [+]

A contribuição das metodologias computacionais para a descoberta de medicamentos não é mais uma questão de disputa e as principais empresas farmacêuticas e de biotecnologia do mundo usam ferramentas de design computacional. O design de medicamentos auxiliados por computador compreende métodos e recursos computacionais que são usados ​​para facilitar o projeto e a descoberta de novas soluções terapêuticas.

Programa

O programa oficial do curso ainda não está disponível. No entanto, os principais tópicos da escola são:

1) Visualização de um complexo ligando-proteína. 2) Comandos básicos do linux. 3) Docagem de ligandos em proteínas alvo e avaliação de confiabilidade de software. 4) Modelagem de farmacoróforos 5) Simulações dinâmicas moleculares de sistemas biológicos 6) Cálculos de triagem virtual.... [-]


Escola de verão em especialização em jogo: tecnociência e participação pública na era pós-verdade

campus Tempo integral 5 dias July 2019 Itália Pisa

Ciência, tecnologia e conhecimentos relacionados assumiram um papel cada vez mais importante na sociedade. O mal-estar do público e a controvérsia sobre a maneira como o progresso e o conhecimento da ciência e da tecnologia são aplicados para atender às necessidades, expectativas e demandas da sociedade cresceram proporcionalmente. Instituições como a União Européia reconheceram isso como uma questão importante, levando ao que algumas vezes foi descrito como uma crise de confiança na ciência e, mais recentemente, uma crise de racionalidade na abordagem de questões públicas. Vários quadros teóricos e abordagens foram desenvolvidos ao longo dos anos. [+]

Sobre

Ciência, tecnologia e conhecimentos relacionados assumiram um papel cada vez mais importante na sociedade. O mal-estar do público e a controvérsia sobre a maneira como o progresso e o conhecimento da ciência e da tecnologia são aplicados para atender às necessidades, expectativas e demandas da sociedade cresceram proporcionalmente. Instituições como a União Européia reconheceram isso como uma questão importante, levando ao que algumas vezes foi descrito como uma crise de confiança na ciência e, mais recentemente, uma crise de racionalidade na abordagem de questões públicas. Vários quadros teóricos e abordagens foram desenvolvidos ao longo dos anos. Embora estes possam diferir consideravelmente quanto à forma como a origem do problema é diagnosticada e a resposta é concebida, existe um amplo consenso de que qualquer visão simplista da interface entre ciência e sociedade deve ser abandonada, e que abordagens mais inclusivas devem ser funcionou. Como resultado, houve um grande aumento na conscientização, estruturas conceituais, ferramentas e habilidades na comunicação da ciência, na avaliação das respostas do público e no envolvimento de pessoas na elaboração de políticas relacionadas à ciência e à tecnologia. No entanto, as questões públicas (re) emergem continuamente à medida que a ciência, a inovação e as políticas industriais prosseguem, desafiando a capacidade de aplicar proveitosamente a especialização científica e técnica em um contexto socialmente instável. A escola de verão fornecerá uma análise atualizada dessa problemática, com foco em estruturas, abordagens, metodologias e experiências. As atividades serão articuladas nas sessões da manhã e da tarde. As sessões da manhã serão... [-]


Escola de Verão em Governar cidades resilientes ao clima. Desafios, oportunidades e melhores práticas.

campus Tempo integral 1 semana September 2019 Itália Pisa

Este curso é o resultado de uma parceria entre a UN-Habitat e a Universidade de Pisa. Aborda a complexa questão de governar as cidades resilientes às alterações climáticas, avaliando de forma comparativa as melhores práticas e soluções. O Curso tem como alvo principalmente os decisores políticos, funcionários públicos e profissionais, apresentando conteúdos teóricos e acadêmicos com uma abordagem prática e prática. Conteúdos específicos dentro do tema geral serão identificados anualmente e acordados pelos organizadores em cada edição, com base nos desenvolvimentos atuais na área. [+]

Sobre

Este curso é o resultado de uma parceria entre a UN-Habitat e a Universidade de Pisa. Aborda a complexa questão de governar as cidades resilientes às alterações climáticas, avaliando de forma comparativa as melhores práticas e soluções. O Curso tem como alvo principalmente os decisores políticos, funcionários públicos e profissionais, apresentando conteúdos teóricos e acadêmicos com uma abordagem prática e prática. Conteúdos específicos dentro do tema geral serão identificados anualmente e acordados pelos organizadores em cada edição, com base nos desenvolvimentos atuais na área.

Alvo

O Curso visa fornecer aos participantes ferramentas analíticas para melhor compreender e abordar os desafios de governança que as mudanças climáticas produzem nas dimensões urbana e metropolitana. Concentra-se especificamente na melhor forma de governar as cidades resilientes às mudanças climáticas.... [-]


Escola de verão em língua e cultura italiana

campus Tempo integral 3 semanas July 2019 Itália Pisa

Os cursos intensivos de italiano da Escola de Verão são planejados de acordo com os objetivos e metas do Quadro Europeu Comum e, portanto, divididos em A1, A2, B1, B2, C1, C2. [+]

Os cursos intensivos de italiano da Escola de Verão são planejados de acordo com os objetivos e metas do Quadro Europeu Comum e, portanto, divididos em A1, A2, B1, B2, C1, C2.

Os alunos serão divididos em grupos por meio de um teste de entrada.

Em comparação com os cursos comuns oferecidos pela CLI durante o ano lectivo, os cursos intensivos de verão são caracterizados por algumas características específicas:

• um número reduzido de alunos, para favorecer o ensino individualizado e atender às necessidades individuais;

• um maior uso de atividades recreativas no ensino;... [-]


Escola de verão em máquinas fluidas e engenharia de sistemas de energia

campus Tempo integral 5 dias March 2019 Itália Pisa

A escola de verão é dedicada ao Ph.D. estudantes que realizam suas atividades de pesquisa no campo da engenharia de sistemas de energia e sistemas de energia, incluindo turbomáquinas, motores de combustão interna, sistemas de conversão de energia, usinas de energia, sistemas de energia renovável e sistemas de energia inovadores. [+]

A escola de verão é dedicada ao Ph.D. estudantes que realizam suas atividades de pesquisa no campo da engenharia de sistemas de energia e sistemas de energia, incluindo turbomáquinas, motores de combustão interna, sistemas de conversão de energia, usinas de energia, sistemas de energia renovável e sistemas de energia inovadores.

A escola de verão será realizada em setembro e será organizada com seminários de especialistas e sessões com informações e experiências de discussão entre estudantes e professores. A escola será realizada durante quatro dias, e os oradores nacionais e internacionais serão convidados a apresentar sua experiência e suas atividades de pesquisa. Os palestrantes serão convidados da academia, da indústria e dos centros de pesquisa.... [-]


Escola de Verão em Métodos de Pesquisa Qualitativa: Um foco na gestão e governança

campus Tempo integral 5 dias May 2019 Itália Pisa

O curso cobrirá o ciclo completo de um projeto de pesquisa qualitativa; desde a concepção até à recolha de dados, análise, relatórios e divulgação. Em particular, os participantes serão apresentados a diferentes estratégias de coleta de dados (entrevistas, documentos, dados visuais, observações, etc.), diferentes métodos de análise de dados (análise de conteúdo, etnografia, análise crítica do discurso, etc.) e aprenderão como interpretar , avaliando e divulgando os achados do estudo qualitativo. [+]

Sobre

O curso cobrirá o ciclo completo de um projeto de pesquisa qualitativa; desde a concepção até à recolha de dados, análise, relatórios e divulgação. Em particular, os participantes serão apresentados a diferentes estratégias de coleta de dados (entrevistas, documentos, dados visuais, observações, etc.), diferentes métodos de análise de dados (análise de conteúdo, etnografia, análise crítica do discurso, etc.) e aprenderão como interpretar , avaliando e divulgando os achados do estudo qualitativo. Por fim, uma ferramenta de software (Nvivo) para análise qualitativa da pesquisa será apresentada e os participantes serão introduzidos ao uso dela.

Alvo

Os métodos qualitativos representam uma abordagem de pesquisa valiosa e significativa nas ciências sociais. O objetivo deste curso é apresentar o Ph.D. alunos e professores júnior para a diversidade de formas de conduzir pesquisas qualitativas.... [-]


Escola de verão em osteoarqueologia e paleopatologia

campus Tempo integral 3 semanas June 2019 Itália Pisa

A Escola de Verão em Osteoarqueologia e Paleopatologia é um programa acadêmico destinado a capacitar estudantes em métodos de laboratório antropológico e paleopatológico. [+]

A Escola de Verão em Osteoarqueologia e Paleopatologia é um programa acadêmico destinado a capacitar estudantes em métodos de laboratório antropológico e paleopatológico. É uma excelente oportunidade para que os alunos ganhem experiência prática em pesquisas bio-arqueológicas trabalhando lado a lado com pesquisadores líderes no campo.

As atividades de laboratório e palestras serão realizadas no Laboratório de Paleopatologia (dentro da Faculdade de Medicina de Pisa). A Escola de Verão terá lugar ao longo de 3 semanas, a fim de proporcionar aos alunos o conhecimento básico de anatomia esquelética, antropologia física e paleopatologia necessárias para abordar análises osteológicas.... [-]


Escola de verão em tecnologias habilitadoras para internet industrial de coisas

campus Tempo integral 6 dias July 2019 Itália Pisa

A 3ª edição da Escola de Verão "Habilitando Tecnologias para a Internet Industrial das Coisas" é organizada para oferecer cerca de 50 horas de lições da frente no campo da eletrônica, eletromagnetismo e TIC para a Internet das Coisas (IoT), visando uma audiência de Mestrado e Doutorado estudantes, pesquisadores em fase inicial e profissionais com antecedentes em circuitos e sistemas. [+]

A 3ª edição da Escola de Verão "Habilitando Tecnologias para a Internet Industrial das Coisas" é organizada para oferecer cerca de 50 horas de lições da frente no campo da eletrônica, eletromagnetismo e TIC para a Internet das Coisas (IoT), visando uma audiência de Mestrado e Doutorado estudantes, pesquisadores em fase inicial e profissionais com antecedentes em circuitos e sistemas.

A escola de verão fornece aulas teóricas e práticas (com sessão de CAD prática) sobre avanços recentes em tecnologias habilitadoras, eletroeletrônicos e eletromagneticos, para futuros transceptores sem fio, sistemas e redes em cenários como IoT, Industry 4.0 e Cyber-Physical-Systems ( CPS).... [-]


Escola de verão investigando paisagens e arquiteturas históricas: métodos e ferramentas

campus Tempo integral 1 semana July 2019 Itália Pisa

A escola pretende ensinar algumas ferramentas selecionadas e profissionais que são úteis no estudo de paisagens históricas e arquiteturas passadas em áreas complexas como as montanhosas, aproveitando os avanços digitais e das novas tecnologias, mas também olhando para as principais necessidades em neste campo de pesquisa, promovendo uma colaboração mais próxima com as instituições públicas e profissionais no planejamento do uso da terra e na promoção do Patrimônio Cultural. [+]

Sobre

A escola pretende ensinar algumas ferramentas selecionadas e profissionais que são úteis no estudo de paisagens históricas e arquiteturas passadas em áreas complexas como as montanhosas, aproveitando os avanços digitais e das novas tecnologias, mas também olhando para as principais necessidades em neste campo de pesquisa, promovendo uma colaboração mais próxima com as instituições públicas e profissionais no planejamento do uso da terra e na promoção do Patrimônio Cultural. Palestras pela manhã pelos diretores e instrutores em suas pesquisas fornecerão aos alunos insights sobre a teoria e a prática nos assuntos escolhidos. Experiências práticas e práticas no campo serão complementadas pela atividade em um computador usando novos softwares e / ou novas ferramentas digitais à tarde.... [-]


Escola de verão na leitura do meio hierático egípcio

campus Tempo integral 6 dias July 2019 Itália Pisa

O objetivo da escola é proporcionar uma forte habilidade em ler e interpretar documentos egípcios antigos em hieráticos e hieróglifos, além do conhecimento básico. [+]

O objetivo da escola é proporcionar uma forte habilidade em ler e interpretar documentos egípcios antigos em hieráticos e hieróglifos, além do conhecimento básico. Isto será alcançado através de três níveis diferentes:

1) Decálogo de roteiro hierático (básico);

2) Prática intensiva de leitura (fontes hieráticas) supervisionada por professores;

3) Concentre-se em questões de gramática relacionadas aos textos do Reino Médio.

Ao investigar diferentes tipos de documentos, os participantes adquirirão autoconfiança em abordar autônomas escritos egípcios antigos no meio egípcio, especialmente os escritos em hierática.... [-]


Escola De Verão PRAEDIA. Arquitectura Residencial Pompeia - Arquivo Ambiental, Digital, Interdisciplinar

campus Tempo integral 3 semanas July 2019 Itália Pisa

O objetivo da escola de verão é fornecer aos participantes uma visão geral das estratégias atuais para o estudo de casas romanas, jardins e paisagens urbanas. As questões fundamentais são: Quais métodos para a coleta de dados contribuem para a reconstrução científica de ambientes construídos? Quais tecnologias para a visualização de dados permitem recuperar a dimensão sensorial das paisagens urbanas? Como os dados arqueológicos podem ser acessíveis aos especialistas de outras disciplinas envolvidas na pesquisa, conservação e gestão do patrimônio construído? Quais ferramentas são convenientes para o compartilhamento de dados com vistas à preservação sustentável? Pompeia fornece um caso ideal, graças à disponibilidade incomparável de dados arqueológicos contextuais, bem como à história secular de exploração, pesquisa e restaurações. [+]

Sobre

O objetivo da escola de verão é fornecer aos participantes uma visão geral das estratégias atuais para o estudo de casas romanas, jardins e paisagens urbanas. As questões fundamentais são: Quais métodos para a coleta de dados contribuem para a reconstrução científica de ambientes construídos? Quais tecnologias para a visualização de dados permitem recuperar a dimensão sensorial das paisagens urbanas? Como os dados arqueológicos podem ser acessíveis aos especialistas de outras disciplinas envolvidas na pesquisa, conservação e gestão do patrimônio construído? Quais ferramentas são convenientes para o compartilhamento de dados com vistas à preservação sustentável? Pompeia fornece um caso ideal, graças à disponibilidade incomparável de dados arqueológicos contextuais, bem como à história secular de exploração, pesquisa e restaurações. Em particular, a Escola de Verão se concentra em um estudo de caso específico: o complexo arquitetônico conhecido como Praedia de Iulia Felix em Pompéia. O trabalho no local inclui uma pesquisa das estruturas existentes, pesquisa de arquivamento e, possivelmente, escavações limitadas na área do jardim. As atividades incluem: (1) aulas sobre arte e arquitetura romana, métodos atuais para pesquisa arqueológica, o estudo de artefatos e materiais arqueológicos, a história da disciplina, a história da restauração, a coleta, visualização e interrogação de dados arqueológicos em ambientes virtuais imersivos ; (2) trabalho de campo arqueológico na Praedia de Iulia Felix; (3) visitas guiadas a locais vizinhos e museus como Herculano, Stabiae, Oplontis, Nápoles (Museu Arqueológico Nacional), Paestum.... [-]


Escola de verão vada volaterrana escola de campo arqueológico

campus Tempo integral 3 semanas July 2019 Itália Pisa

Pesquisa no Vale Cecina baixo (ager Volaterranus). Metodologia da pesquisa e arqueologia paisagística. Técnicas de diagnóstico não-destrutivo aplicadas à pesquisa arqueológica (em particular as pesquisas georadar conduzidas pelo Dr. A. Ribolini Dipartimento Scienze della Terra, UNIPI). [+]

Pesquisa no Vale Cecina baixo (ager Volaterranus). Metodologia da pesquisa e arqueologia paisagística.

Técnicas de diagnóstico não-destrutivo aplicadas à pesquisa arqueológica (em particular as pesquisas georadares realizadas pelo Dr. A. Ribolini Dipartimento Scienze della Terra, UNIPI).

Escavações estratigráficas dos edifícios do bairro portuário de Vada Volaterrana: lições de metodologia e atividades práticas de escavação. Classificação dos edifícios e descobertas, em particular em um Laboratório de Cerâmica Antiga, incluindo análises tipológicas e técnico-arqueológicas e desenho das descobertas.... [-]


Escola Internacional de Verão sobre Teoria Fundamentada na Terra e Métodos Qualitativos

campus Tempo integral 5 dias June 2019 Itália Pisa

Por consequência do sucesso das duas primeiras Edições em Pisa (2016 e 2017), com a participação de cerca de 120 estudantes provenientes de todo o mundo, bem como da Edição de 2018 realizada na Lituânia, com o envolvimento dos fundadores da Escola Como professores, o Departamento de Ciências Políticas da Universidade de Pisa está realizando a IV Escola Internacional de Verão em Teoria Fundamentada nos Dados e Métodos Qualitativos. [+]

Sobre

Por consequência do sucesso das duas primeiras Edições em Pisa (2016 e 2017), com a participação de cerca de 120 estudantes provenientes de todo o mundo, bem como da Edição de 2018 realizada na Lituânia, com o envolvimento dos fundadores da Escola Como professores, o Departamento de Ciências Políticas da Universidade de Pisa está realizando a IV Escola Internacional de Verão em Teoria Fundamentada nos Dados e Métodos Qualitativos. A Summer School é um curso intensivo de 5 dias (com sessões matinais e vespertinas), onde os exercícios e grupos de trabalho se alternam com palestras. Pesquisadores qualitativos freqüentemente experimentam problemas comuns, como se perder depois de coletar e codificar dados, ignorando as possibilidades de desenvolver suas idéias e produzir relatórios desarticulados e mundanos. Os métodos Grounded Theory ajudam você a acelerar a análise de dados e a escrever um relatório. Esta Escola de Verão se concentra em melhorar as habilidades de usar as estratégias da Grounded Theory para ajudá-lo a aumentar a incisividade, clareza e criatividade do seu trabalho. Essa escola ajudará você a manter a flexibilidade da Grounded Theory, além de aprofundar a profundidade conceitual e o escopo de sua análise. Vamos enfatizar como (1) desenvolver e reconhecer códigos poderosos, (2) engajar-se em análises comparativas, (3) fortalecer suas categorias conceituais emergentes e (4) integrar essas categorias em um relatório coerente e convincente, (5) satisfazer a qualidade. na análise qualitativa, (6) comunique suas descobertas e (7) lide com o CAQDAS para melhorar suas análises. Também abordaremos a adequação entre a... [-]


Estudante de verão no fermilab e outros laboratórios de nós

campus Tempo integral 1 mês July 2019 Itália Pisa

Os estudantes de física serão treinados nos grupos de pesquisa que trabalham nas novas iniciativas de Fermilab, mu2e, muon (g-2), experiências de Nova, bem como futuras experiências de física de neutrinos ou no grupo Fermilab que colabora com a experiência cms no CERN , ou no grupo teórico. [+]

Os estudantes de física serão treinados nos grupos de pesquisa que trabalham nas novas iniciativas de Fermilab, mu2e, muon (g-2), experiências de Nova, bem como futuras experiências de física de neutrinos ou no grupo Fermilab que colabora com a experiência cms no CERN , ou no grupo teórico.

Alguns estudantes podem ainda estar envolvidos na análise dos dados da CDF, dentro dos grupos de física da CDF. Para alguns alunos, o estágio pode ter lugar em outros laboratórios ou universidades.

Os estudantes de engenharia serão treinados na divisão de aceleração Fermilab, divisão técnica ou informática ou em grupos que trabalham em pesquisa aplicada em outros laboratórios ou universidades.... [-]


Etapa da escola de verão - programa de engenharia de curto prazo

campus Tempo integral 4 - 5 meses May 2019 Itália Pisa

A escola oferece uma experiência de intercâmbio internacional para estudantes da Universidade de Pisa (UNIPI), da Universidade de Illinois em Urbana - Champaign (UIUC) e da Universidade Estadual de San Diego (SDSU). [+]

A escola oferece uma experiência de intercâmbio internacional para estudantes da Universidade de Pisa (UNIPI), da Universidade de Illinois em Urbana - Champaign (UIUC) e da Universidade Estadual de San Diego (SDSU).

O programa oferece 5 cursos "cinco semanas":

1) dois em Pisa na UNIPI de 15 de maio a 18 de junho de 2018 para estudantes de: 1.a) UIUC: os alunos irão participar de uma classe de sistemas de Energia e uma classe de cultura e língua italiana (nível primário) no Centro de Idiomas;

1.b) SDSU: os alunos irão participar de uma classe de análise numérica e uma classe de cultura e língua italiana (nível elementar) que inclua o tema sobre diversidade relacionado ao "Papel das mulheres na história italiana");... [-]


Ferramentas Digitais da Escola de Verão para Humanistas

campus Tempo integral 2 semanas June 2019 Itália Pisa

A escola pretende apresentar algumas ferramentas selecionadas que possam ajudar humanistas em suas pesquisas e atividades, aproveitando a virada digital e as novas tecnologias. [+]

A escola pretende apresentar algumas ferramentas selecionadas que possam ajudar humanista em suas pesquisas e atividades, aproveitando a virada digital e as novas tecnologias.

Promover a cultura digital nas humanidades e ajudar humanistas (jovens e idosos) na transição do mundo tradicional para o atual, olhando para o futuro.

Quem pode candidatar-se

De estudantes graduados a profissionais das ciências humanas (estudantes de doutoramento, bibliotecários, professores, investigadores, arquivistas, etc.)

Requisitos de admissão

Bacharel em qualquer disciplina... [-]


Summer School Food and Innovation in Rural Transition: the Tuscany case

campus Tempo integral June 2019 Itália Pisa

[+]

Essas oportunidades incluem, entre outras, a relação de mercado (por exemplo, através da compra e venda de produtos), a relação social (por exemplo, a atração de pessoas (peri) urbanas por diversão, razões econômicas e relacionadas à saúde)

2. Pequenas fazendas e agenda política. Este tema centra-se em se, e quais, os atos de políticas atende diretamente (por exemplo, subsídios) ou indiretamente (por exemplo, mencionando a pequena agricultura como parte de estratégias políticas mais amplas) pequenas fazendas.

... [-]


Summer School in Rewriting Nuclear Physics Texbooks: one more step forward

campus Tempo integral 4 dias July 2019 Itália Pisa

The activity will consist of twelve lectures. Each lecture will cover a topic contained in a standard Nuclear Physics textbook extended to show how our understanding has deeply changed due to the experience accumulated in the last decades. In particular, we shall concentrate on aspects related to recent progress driven by research with radioactive beams (RIBs), ab-initio structure model and modern nucleon-nucleon interactions, nuclear matter studies and applications of astrophysical and practical interest. [+]

About

The activity will consist of twelve lectures. Each lecture will cover a topic contained in a standard Nuclear Physics textbook extended to show how our understanding has deeply changed due to the experience accumulated in the last decades. In particular, we shall concentrate on aspects related to recent progress driven by research with radioactive beams (RIBs), ab-initio structure model and modern nucleon-nucleon interactions, nuclear matter studies and applications of astrophysical and practical interest.

In order to give the activity a fully international character and because we aim at favoring the participation of really young students, the first half day we will propose some introductory lectures given in separated sessions in different languages.... [-]


Teoria da escola de inverno e prática na transmissão e microscopia eletrônica de varredura

campus Tempo integral 8 dias January 2019 Itália Pisa

Nossa Escola de Inverno é um curso prático de imersão completa que cobre técnicas ultraestruturais que podem ser aplicadas ao estudo de vários sujeitos biológicos (células, tecidos, organismos). [+]

Nossa Escola de Inverno é um curso prático de imersão completa que cobre técnicas ultraestruturais que podem ser aplicadas ao estudo de vários sujeitos biológicos (células, tecidos, organismos).

O curso será dividido em duas partes:

a) uma parte teórica organizada em palestras que cobrem técnicas básicas e avançadas em microscopia eletrônica de transmissão e digitalização;

b) uma parte prática em que os participantes serão hospedados nos laboratórios e serão diretamente envolvidos na concepção e execução de protocolos experimentais sobre os principais tópicos objeto das palestras.... [-]


Vídeos

Welcome to the University of Pisa

Contacte

The University of Pisa

Morada Lungarno Antonio Pacinotti, 43
56126 Pisa, Tuscany, Itália
Website https://www.unipi.it/index.php/english